Evidências apontam que pode existir vida na lua Europa, mas respostas ainda vão demorar para chegar.
Na segunda-feira passada (14), a Nasa enviou uma sonda para Europa, uma das luas do planeta Júpiter. A missão "Europa Clipper" visa estudar o satélite e responder à pergunta, que provavelmente já passou pela cabeça de todos, se existe vida em outros planetas.
Mas o que motivou a missão? Entenda o motivo da investigação e outros detalhes sobre a "Europa Clipper" logo a seguir.
Você também pode gostar:
Veja mais detalhes da missão
A "Europa Clipper" é a primeira missão cujo objetivo é executar uma análise detalhada da lua Europa. Segundo o site da Nasa, a nave vai percorrer 2,9 bilhões de quilômetros e está prevista para chegar em Júpiter em abril de 2030.
Existem fortes evidências de um oceano líquido sob a crosta congelada da Europa, o que indica condições prováveis para a existência de formas de vida conhecidas pela humanidade. Nesse sentido, a nave vai fazer 49 sobrevôos de forma a medir o oceano líquido, mapear a composição e geologia da superfície, assim como procurar po vapor que pode estar saindo da crosta. Esses estudos vão permitir a verificação do ambiente realmente ter as condições necessárias para existir vida.
O vídeo da partida está disponível no canal do Youtube da Nasa, e o no site da agência você encontra atualizações sobre a missão, bem como informações mais específicas sobre equipamentos e componentes da "Europa Clipper". Certamente vale à pena acompanhar as notícias, pois os resultados encontrados podem trazer respostas para questionamentos de muitos anos.
Não deixe de conferir também: Maior montanha-russa aquática do mundo fica no Brasil; conheça mais sobre!