Veja o que o COI fala sobre o assunto e saiba se existe idade mínima e máxima para competir nos Jogos Olímpicos
Carol Peres | 31 de Julho de 2024 às 10:44
Rayssa Leal é um nome que será eternizado na história do esporte brasileiro ao se tornar a atleta mais jovem a conquistar medalhas em duas edições dos Jogos Olímpicos. A skatista tinha 13 anos quando alcançou a prata em Tóquio, e a segunda veio agora em Paris. E se você vem acompanhando as competições, já deve ter notado que é comum ver menores de idade nas provas de várias modalidades. Por outro lado, a ausência de pessoas mais velhas é percebida em alguns esportes.
Afinal, por que isso acontece? Existem regras relacionadas a idade dos atletas que participam dos Jogos Olímpicos? Entenda agora.
Na verdade, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não define restrições de idade. Portanto, as regras variam de acordo com as Federações Internacionais de cada esporte. Então, por exemplo, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) permite que atletas que completem 16 anos de idade no ano dos Jogos Olímpicos participem da competição e não estabelece um limite, ginastas mais velhos podem continuar competindo se mantiverem alto nível de rendimento.
Em contrapartida, há federações de algumas modalidades que não determinam uma idade mínima, como é o caso do Skate, que teve participação da japonesa de 12 anos Hirai Kokona nos Jogos de Tóquio — e chegou a conquistar o prata na modalidade park — e o tênis de mesa, que contou com a competidora síria Hend Zaza ainda na edição realizada na capital japonesa.
Já o boxe possui a idade bem delimitada, normalmente sendo competido por lutadores entre 18 a 39 anos. E o atleta mais velho da edição de 2024 das Olimpíadas é o espanhol Juan Antonio Jimenez Cobo que compete no hipismo e tem 65 anos.
Essas exigências visam garantir que os atletas estejam em níveis de maturidade física e mental suficientes para lidar com as particularidades dos Jogos Olímpicos. Assim, as federações tentam equilibrar a segurança e bem estar dos competidores e também incentivar os talentos dos esportistas.
É claro que o desempenho dos atletas vai muito além da idade, por isso vale a pena acompanhar os resultados das várias modalidades disputadas! Veja também quando o Brasil irá sediar outra edição dos Jogos Olímpicos e fique ligado para mais curiosidades!
Fontes: Valor Econômico, Exame, Uol e CBN.
Sobremesa dos brasileiros nas Olimpíadas: Aprenda a fazer um brigadeiro saudável
Covid nas Olimpíadas: atletas testam positivo para o vírus
Como é a dieta de um atleta olímpico? Saiba o que não pode faltar
Modalidade atrasada: Rio Sena atrasa prova de triatlon em Paris 2024
Bonita e saudável? Veja a rotina de beleza da ginasta Rebeca Andrade
Veja os brasileiros medalhistas em 2020 que estão fora dos Jogos Olímpicos de Paris