Existe idade mínima e máxima para competir nos Jogos Olímpicos?

Veja o que o COI fala sobre o assunto e saiba se existe idade mínima e máxima para competir nos Jogos Olímpicos

Carol Peres | 31 de Julho de 2024 às 10:44

Rayssa Leal competiu pela primeira vez aos 13 anos! - Reprodução/Instagram/@rayssalealsk8

Rayssa Leal é um nome que será eternizado na história do esporte brasileiro ao se tornar a atleta mais jovem a conquistar medalhas em duas edições dos Jogos Olímpicos. A skatista tinha 13 anos quando alcançou a prata em Tóquio, e a segunda veio agora em Paris. E se você vem acompanhando as competições, já deve ter notado que é comum ver menores de idade nas provas de várias modalidades. Por outro lado, a ausência de pessoas mais velhas é percebida em alguns esportes. 

Afinal, por que isso acontece? Existem regras relacionadas a idade dos atletas que participam dos Jogos Olímpicos? Entenda agora.

Existe idade mínima e máxima para competir nos Jogos Olímpicos

Na verdade, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não define restrições de idade. Portanto, as regras variam de acordo com as Federações Internacionais de cada esporte. Então, por exemplo, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) permite que atletas que completem 16 anos de idade no ano dos Jogos Olímpicos participem da competição e não estabelece um limite, ginastas mais velhos podem continuar competindo se mantiverem alto nível de rendimento.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

6 séries turcas que devem chegar à Netflix em 2025

Em contrapartida, há federações de algumas modalidades que não determinam uma idade mínima, como é o caso do Skate, que teve participação da japonesa de 12 anos Hirai Kokona nos Jogos de Tóquio — e chegou a conquistar o prata na modalidade park — e o tênis de mesa, que contou com a competidora síria Hend Zaza ainda na edição realizada na capital japonesa.

o boxe possui a idade bem delimitada, normalmente sendo competido por lutadores entre 18 a 39 anos. E o atleta mais velho da edição de 2024 das Olimpíadas é o espanhol Juan Antonio Jimenez Cobo que compete no hipismo e tem 65 anos.

Essas exigências visam garantir que os atletas estejam em níveis de maturidade física e mental suficientes para lidar com as particularidades dos Jogos Olímpicos. Assim, as federações tentam equilibrar a segurança e bem estar dos competidores e também incentivar os talentos dos esportistas.

É claro que o desempenho dos atletas vai muito além da idade, por isso vale a pena acompanhar os resultados das várias modalidades disputadas! Veja também quando o Brasil irá sediar outra edição dos Jogos Olímpicos e fique ligado para mais curiosidades!

Fontes: Valor Econômico, Exame, Uol e CBN.

Compartilhe:
curiosidades esporte olimpíadas jogos olímpicos federações

AS MAIS LIDAS

Sobremesa dos brasileiros nas Olimpíadas: Aprenda a fazer um brigadeiro saudável

Covid nas Olimpíadas: atletas testam positivo para o vírus

Como é a dieta de um atleta olímpico? Saiba o que não pode faltar

Modalidade atrasada: Rio Sena atrasa prova de triatlon em Paris 2024

Bonita e saudável? Veja a rotina de beleza da ginasta Rebeca Andrade

Veja os brasileiros medalhistas em 2020 que estão fora dos Jogos Olímpicos de Paris