Estudo revela como os Maias previam eclipses solares

Pesquisadores conseguiram desvendar segredo dos Maias para prever acontecimentos astrológicos significativos.

Thyago Soares | 25 de Novembro de 2025 às 09:35

Os Maias possuiam a capacidade de prever fenômenos sem nenhum tipo de tecnologia. - Reprodução / Freepik

Um novo estudo feito por uma universidade estadunidense revelou segredos acerca dos conhecimentos dos antigos Maias. Essa civilização, cujos conhecimentos e registros científicos foram em sua maioria apagados, possuía grande conhecimento do cosmos e a habilidade de prever eclipses sem nenhum equipamento tecnológico.

Os cientistas americanos John Justeson, da Universidade de Albany, e Justin Lowry, da Universidade Estadual de Nova York, mergulharam em um manuscrito de 78 páginas, escrito à mão entre os séculos XI e XII. Esse documento, feito de casca de árvore, é parte do célebre Códice de Dresden, um dos poucos registros maias que sobreviveram à destruição promovida pela Inquisição espanhola. Dentro dessa relíquia, os pesquisadores encontraram tabelas que registram ciclos lunares, exatamente 405 meses lunares, e que, segundo eles, eram usadas para prever eclipses solares. 

Entenda como os Maias previam os eclipses

A grande revelação do estudo está em como os Maias aparentemente reiniciavam seus cálculos para manter a acurácia: em vez de reiniciar após os 405 meses, como se pensava, eles recomeçavam no 358º mês. Esse “atalho” matemático servia para manter a previsão de eclipses alinhada ao ciclo real da Lua

RELACIONADAS

Sexta mágica: prevendo a carta

Conheça a novela turca que superou "A Casa do Dragão" e se tornou a mais vista do streaming

Ovos de Páscoa 2024: veja os lançamentos da Nestlé e da Garoto perfeitos para presentear

"Esse procedimento também implicaria que, ocasionalmente, a primeira data em uma tabela sucessora seria definida no 223º mês, cerca de 10 horas e 10 minutos depois em relação a esse alinhamento, para ajustar os desvios que se acumulam gradualmente devido às reinicializações no mês 358", revelaram os pesquisadores no ensaio científico.

Graças a esse método, o desvio entre os cálculos maias e os eclipses solares reais ocorridos entre os anos 350 e 1150 d.C. era de “apenas algumas horas”, algo notável, especialmente se considerarmos que se trata de previsões feitas por uma civilização sem instrumentos ópticos modernos.

Compartilhe:
curiosidades notícias Eclipse maias pesquisas científicas eclipses solares

AS MAIS LIDAS

Novo vírus no WhatsApp rouba dados bancários de brasileiros; veja como se proteger

Veranico: o que é e por que vai deixar os próximos dias mais quentes

Atriz da Globo revela ter ido a casa de swing e pega marido de surpresa ao vivo

Veja como estão as crianças do elenco de 'A Viagem'