Hormônios são muito importantes para um bom funcionamento do nosso corpo. Entenda tudo sobre a testosterona para as mulheres.
Matheus Murucci | 7 de Setembro de 2021 às 15:00
Todos nós temos diversos hormônios agindo no nosso corpo. Eles são necessários para regular e equilibrar o nosso organismo. Dois desses hormônios são muito conhecidos, o estrogênio e a testosterona, tratados popularmente como hormônios sexuais femininos e masculinos, respectivamente. Mas se engana quem pensa que só homens ou mulheres se beneficiam de cada um deles. Aqui, vamos explicar a importância da testosterona para as mulheres. Do contrário do que muitos pensam, esse hormônio não se encontra só em homens,
Em mulheres cis, a testosterona se encontra em menor quantidade em relação ao quantitativo encontrado em corpos cis masculinos. Ela auxilia o organismo no processo de reprodução, sendo gerada nos ovários e nas glândulas suprarrenais. No período de ovulação, há um aumento na produção desse hormônio, sendo comum o aumento de libido, por exemplo.
Leia mais: 16 aplicativos para quem quer cuidar da saúde e do bem-estar
A testosterona regulada no organismo, significa um correto balanceamento hormonal. Isso quer dizer que o corpo funciona da maneira mais adequada. Quando há uma baixa na concentração de testosterona, identificam-se alguns sintomas, como redução da libido, indisposição, aumento de peso, pouca sensação de bem-estar, acne e depressão.
Mas quando existe um equilíbrio hormonal, acontece o oposto. A pessoa encontra disposição para diversos tipos de atividades e os sintomas depressivos se anulam. Além disso, nota-se uma melhora na memória, o fortalecimento do coração, da massa óssea e muscular, visto que há maior disposição para exercícios físicos, por exemplo.
Aliás, quando falamos sobre testosterona para as mulheres, é muito comum que associem isso com o aumento de características “masculinas” no corpo feminino. Isso não é real e só aconteceria em caso de um desequilíbrio hormonal muito acentuado.
Existem algumas formas de conseguir alcançar um devido equilíbrio hormonal, mas qualquer uma delas só deve ser realizada após consulta com um médico de sua confiança. Elas incluem a suplementação de testosterona de formas injetáveis, comprimidos, fazendo uma modificação na dieta ou até mesmo em gel.
Mas é de extrema importância consultar um médico para uma avaliação completa. O excesso de testosterona pode trazer efeitos negativos para o organismo e alguns problemas graves, como câncer ou infarto. Portanto, nada de querer suplementar testosterona só para aumentar o rendimento na academia, está bem?