Data tem origem incerta, mas está associada há dois fatos históricos relevantes.
É inegável que o samba é uma das principais manifestações culturais brasileiras. Além de ser ponto chave dos desfiles que acontecem anualmente durante o carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, foi esse o gênero responsável por revelar alguns dos maiores nomes da música do país.
Tão diverso quanto o Brasil, o samba possui sub-gêneros e uma lista de representantes consideravelmente extensa, e é para celebrar esse tipo de música tão importante que o dia 02 de dezembro tornou-se o Dia do Samba.
Você também pode gostar:
Saiba a origem da data
Em 2007 o projeto de lei nº 1.713-A propôs um Dia Nacional do Samba no segundo dia de dezembro. No entanto, foi a Lei nº 14.567, de 4 de maio de 2023, que reconheceu as escolas de samba – seus desfiles, sua música, suas práticas, suas tradições – como manifestação da cultura nacional, e oficializou a data, que já era comemorada em algumas regiões.
Portanto, o dia 02 de dezembro é celebrado como o Dia do Samba e, mesmo que não seja feriado, conta com eventos mais do que especiais.
A escolha da data seria uma referência à visita de Ary Barroso à Bahia, renomado radialista e compositor de músicas atemporais como "Aquarela do Brasil". Ele também é homenageado através do Dia do Radialista. Há também quem acredite que o dia é uma homenagem ao Trem do Samba, ocupado pela Velha Guarda da Portela na Central do Brasil, e cuja primeira edição aconteceu em 1996.
Independente de sua origem, o Dia Nacional do Samba já se fixou no imaginário popular e é um lembrete da importância de valorizarmos esse que é mais do que um gênero musical, mas um dos pilares da cultura brasileira.