Entenda o que é compliance, motivo da demissão de Rodrigo Bocardi

Jornalista responsável por apresentar o 'Bom Dia São Paulo' foi demitido e gerou curiosidade na internet.

Thyago Soares | 31 de Janeiro de 2025 às 11:00

Demissão do jornalista pegou a internet de surpresa. - (Reprodução / Divulgação)

O apresentador e jornalista Rodrigo Bocardi foi demitido da Rede Globo após 25 anos trabalhando no grupo de comunicação. A emissora desligou o apresentador do jornalístico ‘Bom Dia São Paulo’ após a quebra de normas éticas da companhia, ou como eles mesmos classificaram, por questão de ‘compliance’.

Em comunicado, a Rede Globo declarou: “Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance”, e o motivo do desligamento do profissional chamou a atenção.

Uma demissão por questão de compliance é algo considerado de extrema gravidade. De acordo com o advogado trabalhista José Eduardo G Pastore, compliance é um conjunto de práticas e diretrizes voltadas para garantir que empresas e profissionais atuem em conformidade com leis, regulamentos e normas internas, evitando riscos legais e assegurando a ética nas operações.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

6 séries turcas que devem chegar à Netflix em 2025

Etimologicamente, o termo ‘compliance’ vem do inglês, da palavra ‘comply’, que evoca a ideia de cumprimento de ordens, de obedecer normas ou estar em conformidade com algo.

“É a violação de regras internas da empresa, estabelecidas no compliance, que podem gerar inclusive a demissão. Exemplos: violação do código de conduta da empresa. Algum assunto que fira a imagem ou reputação da empresa por conta de um comportamento ilegal ou mesmo ato de indisciplina do trabalhador”, explicou o advogado à CNN.

O profissional ainda pontua que há outros exemplos de má conduta que podem levar à demissão de um funcionário, como assédio no ambiente de trabalho, que comprometem a imagem da emissora, ou falhas no cumprimento das responsabilidades profissionais, como a distorção de uma informação, prejudicando a credibilidade da empresa, são exemplos de atitudes que podem gerar consequências negativas.

“Certamente, houve apuração e ele foi desligado. Um último exemplo: a demissão pode ser decorrente de algum desentendimento com seu superior hierárquico. Mas, certamente, a demissão do Rodrigo tem a ver com alguma questão ética”, exemplificou o profissional do direito.

Compartilhe:
curiosidades famosos demissão

AS MAIS LIDAS

Quem é Alina Kabaeva? Ex-ginasta é apontada como companheira de Vladimir Putin

Cientistas descobrem planeta próximo ao Sistema Solar com potencial para abrigar vida

Saiba quem é o marido de Fernanda Torres, citado pela atriz indicada ao Oscar

Não são só as plantas! Conheça 3 animais que conseguem fazer fotossintese