O evento diminui as temperaturas e pode causar desastres naturais, então é importante se preparar
Algumas regiões do Brasil estão sofrendo com baixas temperaturas nos últimos dias decorrentes de uma frente fria. Mas você sabia que esse clima frio é consequência de um evento meteorológico com potencial de causar grandes danos nas áreas afetadas?
Então, entenda o que é ciclone extratropical e porque ele acontece.
Leia também:
Conheça o fenômeno natural por trás da onda de frio
Ciclones extratropicais são eventos meteorológicos que acontecem quando há uma diferença de temperaturas entre massas de ar quentes e frias, formando uma zona de baixa pressão atmosférica. Assim, esse sistema de baixa pressão está associado à ocorrência de frentes frias, contribuindo para a diminuição das temperaturas e formação de precipitações intensas com fortes ventos. Eles podem causar também inundações, deslizamentos e prejuízos à infraestrutura local.
O fenômeno recebe esse nome porque acontece em zonas geográficas que não estão situadas na faixa tropical do globo, essas zonas são locais de média e alta latitudes.
O meteorologista da Climatempo Fábio Luengo contou ao g1 nesta terça (13) que o ciclone está afastado no mar, na direção do Rio Grande do Sul e mesmo distante acaba jogando o ar frio para o Centro-Sul do país. Nesse caso, não houve formação de grandes nuvens de chuva, só baixas temperaturas. Mas ele explica que a partir de quarta deve começar a transição para temperaturas mais quentes. Entretanto, o inverno continua até setembro,então é possível que o frio continue.
De qualquer forma, é muito importante estar preparado para lidar com o frio, assim você evita possíveis problemas! Confira como preparar sua casa para uma frente fria, lembre-se de acompanhar a previsão do tempo e mantenha-se bem aquecido!
Fontes: G1 e Mundo Educação.