Origem da data remonta há quase 200 anos, confira os detalhes.
Na próxima terça (15), é comemorado o Dia dos Professores, profissionais que são indispensáveis para a sociedade. Esta data visa homenagear os educadores, mas você sabe quando e por que a celebração desses profissionais surgiu?
Caso a resposta seja não, confira os detalhes da origem do Dia dos Professores e se a data é considerada um feriado logo a seguir.
Você também pode gostar:
Saiba mais sobre o Dia dos Professores
Bem, esta data comemorativa está relacionada a um decreto estabelecido por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827. Foi a partir dele que o Ensino Elementar no Brasil passou a ter diretrizes importantes, como a regulamentação do salário dos docentes e também a criação de escolas de primeiras letras no país.
Porém, apenas em 1963 a data foi oficialmente reconhecida. O então presidente João Goulart assinou o Decreto Federal nº 52.682 que instituiu o dia 15 de outubro como feriado escolar e incentivou a promoção de eventos que enaltecem a função dos professores na sociedade.
Dia dos Professores é feriado?
Novamente, desde 1963 o Dia dos Professores é considerado feriado escolar. Isso significa que nesta data normalmente não há aula, embora não exista uma regra que garanta a folga para os alunos e docentes. Portanto, cabe à instituição de ensino decidir se as aulas serão suspensas ou não. Como não trata-se de um feriado nacional, os outros setores funcionam normalmente.
De qualquer forma, este é um dia especial para esses profissionais que têm grandes impactos na vida das pessoas, e sendo feriado ou não, certamente vale à pena prestar suas homenagens aos educadores.
Não deixe de conferir: Saiba qual a história de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil