O rádio foi um meio importante para alguns nomes notáveis da televisão brasileira.
Carol Peres | 7 de Novembro de 2024 às 12:42
Em homenagem ao radialista Ary Barroso, nascido no dia 07 de novembro de 1903 em Minas Gerais, é celebrado hoje o Dia do Radialista. O responsável pela criação da música "Aquarela do Brasil", que é uma das três músicas brasileiras mais ouvidas de todos os tempos, começou sua carreira como locutor na Rádio Phillips.
Além de ser um importante meio de propagação de notícias e também ser muito lembrado pelas transmissões de jogos de futebol, o rádio foi por muito tempo uma grande ferramenta de entretenimento, especialmente com as radionovelas. E Ary Barroso não foi o único a começar nesta modalidade, outros nomes que você com certeza conhece também já passaram por alguns veículos.
Você também pode se interessar:
Embora a "Era de Ouro" do rádio tenha acabado há algumas décadas, a pesquisa Inside Audio de 2023, da Kantar Ibope Media, evidenciou a força que o meio ainda possui ao apontar que 80% da população dos 13 lugares analisados ouvem rádio. Relembre então alguns nomes importantes que começaram trabalhando com suas vozes.
A "Grande Dama da Dramaturgia Brasileira" que completou 95 anos em outubro, Fernanda Montenegro foi locutora e radioatriz na Rádio MEC, estrelando sua primeira telenovela apenas em 1981.
Antes de tornar-se a Carmen Miranda conhecida mundialmente, teve alguns outros trabalhos, o que inclui o de fazer chapéus. Foi um de seus clientes que a ouviu cantar e a convidou para cantar no Instituto Nacional de Música, quando chamou a atenção do compositor baiano Josué de Barros. A partir disso Carmen Miranda soltou sua voz nas rádios Educadora, Sociedade e Mayrink Veiga e depois realizou seus outros projetos que a consolidaram como um ícone da música e do audiovisual.
Silvio Santos é considerado o "Rei da TV", mas é outra pessoa notável que atuou como locutor em algumas emissoras de rádio, como a Rádio Nacional de São Paulo antes de dar início ao que seria uma das trajetórias mais marcantes da televisão brasileira.
Outro apresentador da emissora de Silvio Santos, Celso Portiolli trabalhou em rádios de seu estado, no Paraná, e em São Paulo. Depois foi para Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde alcançou bastante sucesso e o encaminhou para o SBT.
Por fim, outro ícone da televisão brasileira também estreou em rádio. Na verdade, Faustão começou a trabalhar bem cedo, com 14 anos. Ele atuou como locutor e jornalista esportivo e passou pelas emissoras rádio Cultura, rádio Brasil, rádio Excelsior, rádio Jovem Pan e rádio Globo.
Kamila Simioni fica irreconhecível após desarmonização facial
Maíra Cardi fala sobre problema de saúde e revela que não pode engravidar
Sabrina Sato perde bebê na 11ª semana de gestação; entenda
3 exercícios simples para diminuir a ansiedade antes da prova do ENEM
30 frases para anunciar noivado e surpreender seus amigos
Novembro terá 3 feriados nacionais; veja quando caem e se teremos feriados prolongados