O estímulo ao pensamento crítico é considerado um dos principais legados dos educadores, afirmam 38,4% dos entrevistados pela Preply
Quais aspectos e comportamentos que você possui hoje foram moldados pelos professores que teve ao longo da vida? Em um mês dedicado a reconhecer a importância desses profissionais para os brasileiros, uma plataforma fez essa pergunta a centenas de pessoas de diversas regiões.
Os resultados mostraram que a disciplina e a organização foram citadas por 42%, a empatia em relação aos outros por 40,4%, e o pensamento crítico por 38,4% — apenas três dos muitos ensinamentos valiosos adquiridos dentro (e fora) da sala de aula.
Em termos profissionais, 5 em cada 10 entrevistados afirmam que a principal lição deixada pelos educadores diz respeito à aprendizagem contínua, que ocupa o primeiro lugar entre os principais ensinamentos, seguida pela importância do trabalho em equipe, citada por 44,4%.
As informações foram coletadas pela Preply, que, em celebração ao Dia do Professor, comemorado hoje (15/10), explorou as experiências mais inspiradoras da população enquanto alunos, tanto na escola quanto na faculdade. Além de refletirem sobre o legado deixado pelos educadores em suas vidas, os participantes também escolheram os adjetivos que melhor descrevem seus ex-professores, incluindo palavras como "humildes", "sábios" e "criativos".
Professores como motivadores
Mais do que apenas um educador, o estudo da Preply mostra que, nas interações diárias com seus alunos, é frequente que um bom professor se torne uma fonte de inspiração para aqueles com quem convive — seja por sua abordagem profissional, suas habilidades de ensino ou mesmo por traços de sua personalidade.
Não é surpreendente que, ao serem questionados sobre suas experiências com diferentes educadores, 85,8% dos entrevistados afirmaram ter tido pelo menos um professor inspirador na infância ou adolescência. O entusiasmo e a paixão desse educador pelo que ensinava (56,8%), além da forma criativa de transmitir o conhecimento (50,5%), se tornaram, durante as aulas, motivos de admiração coletiva.
"Admirados", de qualquer forma, está longe de ser a única palavra que os brasileiros utilizariam para descrever os educadores que contribuíram para sua formação. Para a maioria dos entrevistados, na verdade, termos como “sábios” (61,4%), “criativos” (48,4%) e “divertidos” (46,8%) são os que melhor refletem o perfil de seus professores do passado, ficando atrás apenas do adjetivo que mais se destacou nas respostas: “motivadores” (62,2%).
Lições de vida deixadas por professores
Como verdadeiros agentes de mudança, não é exagero afirmar que alguns ensinamentos dos educadores costumam durar por muitos anos, influenciando desde as decisões pessoais até a maneira como seus alunos interagem com os outros no ambiente de trabalho.
Demonstrando que suas lições vão além dos conteúdos ensinados em sala de aula, 42% dos brasileiros entrevistados pela plataforma apontaram que se tornaram mais disciplinados devido à influência dos educadores, que também contribuíram para que eles desenvolvessem empatia (40,4%) e habilidades de pensamento crítico (38,4%).
Em relação ao impacto da atuação dos professores em suas carreiras, os entrevistados indicam que a busca constante por aprendizado (47,8%) pode ser considerada a lição mais relevante, junto com a importância do trabalho em equipe (44,4%), a motivação para se tornar um profissional melhor (44,2%), e a organização e o planejamento (44%). Além disso, um ensinamento fundamental para um bom relacionamento com líderes, clientes e colegas de trabalho é a ética e a integridade, mencionada em 4 em cada 10 respostas.
Metodologia da pesquisa
Para descobrir as histórias inspiradoras das pessoas sobre seus professores, 500 brasileiros de diversas regiões do país foram entrevistados nas últimas semanas. Os participantes responderam a um conjunto de 10 perguntas que abordaram as lições, aprendizados e traços mais memoráveis de seus educadores. A organização das respostas possibilitou a elaboração de vários rankings, onde é possível visualizar a porcentagem de cada opção escolhida pelos entrevistados.
A pesquisa foi realizada pela Preply.