Com um pouco de confusão, o Dia do Homem tem duas datas. Entenda os motivos do desentendimento.
Em 15 de julho, é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem, enquanto muitas nações comemoram essa data em 19 de novembro. Ambas as datas foram instituídas na década de 1990 com o propósito de chamar a atenção para problemas e circunstâncias que afetam o sexo masculino.
No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992 e tem ganhado crescente atenção, especialmente de autoridades políticas e especialistas na saúde masculina.
Você também pode se interessar por:
Qual a data correta do Dia do Homem?
Internacionalmente, o Dia do Homem é celebrado em 19 de novembro. A data surgiu por iniciativa do governo de Mikhail Gorbachev na União Soviética, visando homenagear figuras importantes da história do país.
Outra hipótese é que o International Men's Day foi criado pelo médico Jerome Teelucksingh em 1999, com foco na saúde masculina. Embora amplamente difundidas, nenhuma das datas é reconhecida pela ONU.
Outro objetivo da reflexão proposta pelo Dia do Homem é promover a igualdade de gênero. A iniciativa visa mudar comportamentos que limitam o debate sobre a valorização profissional e social da mulher e o papel fundamental do homem nesse processo.
Além disso, discute-se o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue os mesmos padrões comportamentais do século passado, seja no ambiente familiar, no trabalho ou na convivência com amigos.
É imoportante lembrar que, a celebração do Dia Internacional do Homem tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a saúde masculina e promover a igualdade e equidade de direitos entre homens e mulheres. As datas, porém, não têm ligação com o Dia Internacional da Mulher, que nasceu da luta por direitos trabalhistas proposta pela socialista alemã Clara Zetkin.
Portanto, tanto o dia 15 de julho quanto o dia 19 de novembro são oportunidades para esse tipo de reflexão.
Fontes: Brasil Escola e UOL.
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Pão de forma com álcool? Entenda polêmica que tomou conta da internet.