O Frevo é uma importante parte da história do Brasil, conheça mais sobre a dança.
O Frevo é um dos tipos de dança mais tradicionais do Brasil. Estando muito presente no carnaval de rua nordestino, ele tem origem no Pernambuca e mescla vários instrumentos. Desde 2012 o Frevo é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade, o que ressalta sua importância.
Mas você sabia que o Frevo possui dois dias diferentes de celebração? Veja quais são as datas e porque isso acontece.
Você também pode gostar:
Saiba porque duas datas homenageiam o Frevo
Bem, o dia 14 de setembro é considerado Dia do Frevo pois é uma homenagem ao aniversário de Osvaldo de Almeida, um jornalista que foi grande responsável por difundir o ritmo pernambucano.
No entanto, no dia 09 de fevereiro também é celebrado o Dia do Frevo. Esta data se refere a quando a dança foi citada pela primeira vez na imprensa, em 1907 no "Jornal Pequeno" do Recife. Além disso, foi também neste dia no segundo mês do ano, em 2012, que o Frevo foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Características do Frevo
O Frevo é uma tradição única e muito rica, mas alguns fatores acabam chamando mais atenção. Sobre a música, ela costuma ser marchinha em tom acelerado acompanhada de uma banda que pode usar vários instrumentos musicais. Também fazem parte do ritmo algumas características da capoeira, maxixe, polca e outras danças que são incorporadas. A música não possui letras.
E claro, outro ponto muito chamativo são os acessórios, especialmente os figurinos coloridos e vibrantes e os pequenos guarda-chuvas usados pelos dançarinos. Embora seja tradicionalmente mais forte em Pernambuco, pessoas de outros Estados também podem conhecer essa cultura tão especial. Qualquer um pode se juntar a essa festa!
Não deixe de conferir também: "Cometa do Século": fenômeno poderá ser visto no Brasil, saiba quando e onde