Selecoes
Selecoes

Dia da Mentira: saiba quando uma brincadeira pode se tornar crime

Entenda como evitar passar dos limites nas brincadeiras de Dia da Mentira para não infringir a lei.

Thyago Soares | 1 de Abril de 2025 às 10:10

O Dia da Mentira é uma ocasião na qual muita gente prega peças e brincadeiras, mas é necessário atenção. - MultifacetedGirl / iStock
O Dia da Mentira é uma ocasião na qual muita gente prega peças e brincadeiras, mas é necessário atenção. - MultifacetedGirl / iStock

O Dia da Mentira é uma data celebrada hoje, no dia 1 de abril. A ocasião diverte muita gente por aí e sempre acaba gerando burburinho nas redes sociais, contudo, as brincadeiras, inverdades e pegadinhas típicas dessa ocasião podem acabar extrapolando os limites da diversão e se tornando crimes.

Quando as brincadeiras de Dia da Mentira podem se tornar crime?

Por mais inocentes e inofensivas que as brincadeiras de primeiro de abril possam parecer, em certas situações essas pegadinhas podem ultrapassar os limites legais e podem infringir o Código Penal Brasileiro. 

É necessário ter atenção para não acabar cometendo crimes que podem causar danos à imagem, reputação e moral de outro indivíduo, mesmo que no Dia da Mentira, como os listados abaixo.

RELACIONADAS

O moço utiliza uma fantasia de cachorro da raça border collie - Imagem: reprodução Twitter

Japonês explica porque gastou R$75 mil para se tornar um cachorro

Vamos te ensinar os cuidados essenciais para evitar lábios rachados durante o inverno. - Marina Demeshko / istock

Como proteger os lábios do frio e evitar rachadura

A sexta-feira Santa é tida como um excelente momento de reflexão. - Jacob Wackerhausen / iStock

Saiba o que não pode fazer na Sexta-feira Santa, segundo a tradição cristã

1. Calúnia

A calúnia, conforme previsto no artigo 138 do Código Penal, acontece quando uma pessoa acusa outra, de forma intencional e sem fundamento, de ter cometido um crime. Essa prática pode resultar em uma pena de detenção que varia de seis meses a dois anos, além do pagamento de multa.

2. Difamação

Enquanto a difamação, prevista no artigo 139 do Código Penal, ocorre quando alguém atribui a outra pessoa um fato que pode comprometer sua reputação, independentemente de sua veracidade. O essencial é que essa acusação cause danos à imagem da vítima diante de outras pessoas, afetando sua vida social ou profissional.

3. Injúria

A injúria, prevista no artigo 140 do Código Penal, ocorre quando alguém ofende diretamente a dignidade ou a honra de outra pessoa, sem que haja necessidade de tornar a ofensa pública. Essa violação tem caráter pessoal e atinge a vítima de forma direta. A penalidade para esse crime é semelhante à da difamação, podendo resultar em detenção de três meses a um ano, além de multa.

Com o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais e aplicativos de mensagens, os crimes contra a honra se tornaram mais comuns no contexto digital. O compartilhamento rápido de informações, muitas vezes falsas ou ofensivas, amplia a disseminação dessas infrações e potencializa os danos causados.

Justamente por conta de casos em redes sociais, o Código Penal estabelece uma agravante específica para casos em que a ofensa é propagada por canais que ampliam seu alcance, possibilitando que atinja um público indefinido, incluindo veículos como a internet, redes sociais, imprensa e meios de comunicação de grande circulação.

O que fazer caso você esteja passando por uma situação similar?

Segundo o advogado criminalista Vinícios Cardozo, do GMP|G&C Advogados Associados, é necessário contar com a colaboração de profissionais para tomar as providências cabíveis o mais rápido o possível.

“Nestes casos, é imprescindível que a pessoa atingida busque assistência jurídica imediatamente. O prazo para ingressar com uma queixa-crime é de até seis meses após o conhecimento da ofensa. Paralelamente à ação penal, a vítima também poderá pleitear judicialmente uma indenização por danos morais na esfera cível, como forma de reparação adicional pelos prejuízos sofridos”, orientou o profissional.

Compartilhe:
curiosidades crime lei dia da mentira calúnia

AS MAIS LIDAS

Você lembra dela? Essa novela brasileira é a mais vendida da história e já foi exibida em 148 países

6 sinais de que você é a amiga tóxica do grupo (e como mudar)

Top 10 atores turcos mais seguidos no Instagram em 2025

Ficar muito tempo no espaço pode ser perigoso? Veja os efeitos no corpo humano