Sendo uma bebida bastante querida entre os brasileiros, a cerveja é muito frequente na rotina de algumas pessoas. O consumo excessivo de álcool é motivo de preocupação, uma vez que pode causar danos à saúde, no entanto, especialistas tendem a ter opiniões divergentes sobre a relação entre bebidas alcóolicas e saúde, o que motiva a realização de diversas pesquisas! E um estudo com resultados positivos chamou a atenção dos amantes da bebida maltada, pois indicou que ela poderia sim trazer benefícios ao corpo humano.
Então, veja agora o que dizem os especialistas!
A cerveja pode ser benéfica para a saúde?
Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade Médica de Dalian, na China em 2023 mostrou que beber cerveja pode contribuir para o bom funcionamento do intestino e do sistema imunológico.
“Como uma bebida fermentada há muito estabelecida, a cerveja é rica em muitos aminoácidos essenciais, vitaminas, oligoelementos e substâncias bioativas que estão envolvidas na regulação de muitas funções fisiológicas humanas. Os polifenóis do malte e do lúpulo da cerveja também são compostos ativos importantes que interagem em ambas as direções com o microbioma intestinal”, explicaram os autores do estudo.
Este efeito positivo da bebida seria consequência da presença de microorganismos e polifenois que estão presentes no lúpulo, um dos ingredientes da cerveja. Assim, as bactérias e fungos que fazem parte do corpo humano teriam uma facilidade de fermentar essas substâncias.
Por outro lado, a nutricionista Dani Borges, ouvida pelo site Terra, destaca que alguns estudos só levam em consideração partes específicas da cerveja, o que não garante a eficácia desses efeitos positivos no organismo.
"Outras vezes analisam o lúpulo e a cevada individualmente, e isso não quer dizer que os nutrientes desses ingredientes serão absorvidos em quantidade suficiente em apenas uma lata. Ou seja, precisaríamos beber muito, e com isso vem outras dezenas de malefícios do álcool", declarou Dani.
De qualquer forma, é essencial consumir a cerveja sem cometer exageros, pois apesar dos efeitos positivos ainda estarem sendo debatidos, os efeitos negativos da ingestão de álcool em excesso já são amplamente conhecidos. E claro, vale a pena estar atento sobre as novas pesquisas sobre o assunto! Confira também se doce após a refeição é necessidade fisiológica.
Fontes: O Globo e Terra