Descubra como os palitos de dentes podem ser mais úteis do que parecem para fazer pequenos reparos na casa, cozinhar e até mesmo cuidar do jardim.
Iana Faini | 20 de Janeiro de 2020 às 20:00
Os palitos de dentes são usados há centenas de anos e acredita-se que sejam os primeiros instrumentos de higiene bucal inventados pela humanidade. Os pesquisadores, inclusive, já encontraram marcas de palitos até nos dentes de homens pré-históricos!
Mas atenção: dê preferência aos fios dentais; o uso excessivo dos palitos pode danificar o esmalte dos dentes e ferir a gengiva. Se tiver pontes ou coroas, tenha muito cuidado para evitar que quebrem. O palito também pode prejudicar a raiz dos dentes, sobretudo nos idosos, cujas gengivas se retraíram, expondo as raízes.
Leia também: 7 fenômenos naturais incríveis que desafiam a imaginação.
Descubra a seguir tudo o que você pode fazer com palitos de dente.
Droga! Parece que você só precisa dar as costas por um minuto para a água da panela ferver e transbordar, fazendo aquela sujeira no fogão.
Da próxima vez, ponha um palito de dentes, deitado, entre a tampa e a panela. O pequeno espaço permite que uma quantidade suficiente de vapor escape, de modo a impedir que a panela transborde. Esse procedimento também funciona com pratos no forno, que assam com tampa.
Para temperar alimentos com alho, espete-o num palito de dentes para que possa removê-lo com facilidade na hora de servir.
A próxima vez que cozinhar uma batata no micro-ondas, enfie quatro “pernas” de palitos por baixo. A batata suspensa vai cozinhar bem mais rápido porque as micro-ondas vão alcançar a base, bem como o topo e as laterais.
Restrinja a ingestão de açúcar e calorias do molho para salada industrializado. Em vez de remover o selo de alumínio ao abrir a garrafa, fure-o algumas vezes com um palito. Esse procedimento evita exageros e faz o molho durar mais.
Em vez de perder tempo tentando encontrar a ponta da fita adesiva, enrole-a em um palito sempre que tiver acabado de usá-la e será muito mais fácil achar a ponta.
Se você estiver trabalhando num projeto que envolva colar lantejoulas ou botões, despeje um pouco de cola em um pedaço de papel e use um palito para aplicar pequenas porções. Você não vai fazer bagunça e nem desperdiçar cola.
Você colocou um prego no lugar errado no seu móvel de madeira? Mergulhe a ponta de um palito em cola branca ou amarela. Enfie o palito no buraco e quebre-o. Lixe o que restou do palito até ficar nivelado com a superfície, e ninguém vai perceber o remendo.
Se o caule da sua planta estiver dobrado, isso não quer dizer que a planta esteja condenada. Endireite o caule e dê um apoio, colocando um palito junto ao caule e envolvendo-o com fita adesiva. Regue a planta. Fique de olho – dependendo da velocidade do crescimento, o caule vai recuperar a força e você vai precisar remover a tala para não estrangular a haste.
Se a mangueira do jardim estiver vazando, não saia para comprar outra; encontre o buraco e insira nele um palito. Corte o excesso. A água vai fazer a madeira inchar, tapando o vazamento.
As lagartas podem matar as mudas de plantas cercando e cortando o caule. Para proteger as mudas, ponha um palito na terra, a cerca de 60 mm de cada caule. Esse procedimento evita que as lagartas se enrosquem na planta.
Você retirou a porta e removeu as dobradiças antes de pintá-la. Então, na hora de recolocar as dobradiças, um dos parafusos vira, vira sem prender – o buraco está sem pega.
O reparo é fácil: ponha um pouco de cola na ponta de um palito e coloque-o no buraco. Quebre-o. Ponha mais um ou dois palitos com cola atá preencher o buraco, quebrando cada um deles à medida que os colocar no lugar. Fure novamente o buraco e já pode recolocar a dobradiça.
O segredo do retoque é usar o mínimo possível de tinta, porque, mesmo com a tinta certa, ela pode não ser igual à tinta velha ou desbotada que se pretende retocar. Uma solução é molhar a ponta de um palito de dentes na tinta para retocar apenas a fissura. Ao contrário do pincel, o palito não aplica mais tinta do que o necessário, e você não vai precisar limpar o pincel.
Torne seu projeto de costura mais fácil e mais rápido. Use um palito de dentes para empurrar tecido, renda e pregas para debaixo da sapatilha da máquina à medida que costura.
Para livrar-se de lodo, sujeira e teias de aranha de fendas e fissuras, mergulhe um palito de dentes em álcool e passe-o na área afetada. Experimente o mesmo procedimento em volta de botões e teclas de aparelhos eletrônicos.
Alguns convidados do churrasco querem a carne malpassada, outros, ao ponto e uns querem bem passada. Como se lembrar dos pedidos? Fácil. Use palitos de cores diferentes para marcar a carne segundo o gosto de cada um, e prepare-se para os elogios.
Conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!