É fundamental ter atenção antes de instalar apps para evitar possíveis problemas.
Carol Peres | 7 de Outubro de 2024 às 11:45
Você já ouviu falar em aplicativos falsos? Bem, tratam-se de mais uma estratégia usada para aplicar golpes e roubar dados dos usuários da internet. Portanto, é uma questão para ficar em alerta e tomar cuidado para preservar sua segurança.
Mas afinal, que cuidados devem ser tomados e como fazer para identificar um aplicativo falso nas lojas online? Confira algumas dicas logo a seguir.
Você também pode gostar:
Em primeiro lugar, é muito importante fazer o download de aplicativos através das lojas oficiais, como PlayStore ou AppStore, pois elas investem em medidas de segurança para proteger os usuários de possíveis golpes. Ainda assim, tenha atenção a algumas questões. Elas não garantem que um app seja falso ou verdadeiro, mas já ajuda a evitar problemas.
Antes de instalar um aplicativo, veja as críticas de outras pessoas que já tiveram essa experiência, especialmente as negativas. Porém, existe a possibilidade de os comentários na loja serem falsos, então verifique também se as avaliações foram escritas por humanos.
Um dos pontos mais cruciais para ter cuidado antes de baixar um app é o seu desenvolvedor. Logo, verifique se o nome que aparece abaixo do título do aplicativo realmente tem a ver com o serviço oferecido. É possível também que o nome exibido ali seja de alguma empresa de informática, pesquise e se não reconhecer, desconfie tratar-se de um aplicativo falso.
Em seguida, confira também os dados de contato do desenvolvedor, e se está em concordância com as outras informações.
De acordo com o g1, é comum que os aplicativos que estão disponíveis há mais tempo sejam mais confiáveis do que os que foram lançados recentemente. Além disso, aplicativos mais antigos que aparecem com nomes de serviços recentes também são um sinal de alerta.
Se você descobriu tratar-se de um aplicativo falso depois de já ter feito a instalação, apague o serviço e seus arquivos do celular. Não deixe de denunciar ou fazer uma avaliação que sirva de alerta para outras pessoas. Por fim, entre em contato com a loja do seu celular se precisar de mais ajuda ou mesmo de reembolso no caso de produtos pagos.
Se suspeitar de vazamento de dados, considere alterar senhas, por exemplo, e ficar atento a outras possíveis consequências que demandem outras medidas.
Leia também: Monte Everest está ficando maior a cada ano; entenda o motivo
Entenda por que Kim Kardashian defende soltura dos irmãos Menendez
Esses são os carros 0Km mais baratos do Brasil
Que dia sai o local de prova do Enem 2024?
Pode beber em dia de eleição? Saiba se seu estado adotou a Lei Seca nas Eleições 2024
Quem trabalha na eleição tem direito a quantos dias de folga?
Alerta: 2,6 milhões de carros têm airbags defeituosos; saiba como verificar o seu