"Cometa do Século": fenômeno poderá ser visto no Brasil, saiba quando e onde

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Cometa do Século e não perca esse espetáculo da natureza!

Carol Peres | 12 de Setembro de 2024 às 10:48

Fenômeno poderá ser visto do Hemisfério Sul. - andreusK/iStock

Você sabia que praticamente toda semana algum objeto espacial se aproxima da Terra? Mas não se assuste, pois na maioria das vezes eles são inofensivos e o máximo que provocam é algum fenômeno bonito de se observar.

Só que dessa vez, astrônomos estão com grandes expectativas para a passagem de um cometa nos próximos dias! Portanto, entenda porque os especialistas estão tão empolgados e veja tudo o que você precisa saber sobre o astro.


Você também pode gostar:


Entenda o que é o "Cometa do Século"

O Observatório Nacional explica que o "Cometa do Século" é na verdade o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS). Ele promete ser um dos fenômenos mais marcantes do ano e está previsto para ser observado a olho nu, embora este fato ainda não tenha sido confirmado e talvez só seja visível com binóculos e telescópio. 

“Desde agosto até a última semana de setembro o cometa ficará ofuscado pelo brilho do Sol, pois está muito aparentemente muito próximo do Sol, dificultando a sua observação. A partir da última semana de setembro, por volta do dia 22, o cometa poderá ser visto no céu ao amanhecer. No entanto, ele voltará a ficar muito próximo do Sol entre os dias 7 e 11 de outubro. Em seguida, ele se afastará novamente e, a partir de então, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol", explicou o astrônomo do Observatório Nacional, Dr. Filipe Monteiro.

O objeto recebeu esse apelido porque é esperado que ele tenha um brilho muito intenso, como foi com o cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997. 

“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível um pouco antes do amanhecer no final de setembro e logo após o pôr do Sol, quando transitará pelas constelações de Virgem (em setembro), Serpente e Ofiúco (outubro). A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de até 30 graus”, concluiu o especialista.

Confira também: Relatos de pilotos brasileiros sobre OVNIS vaza e conteúdo surpreende

cometa fenômeno astronomia Observatório Nacional objeto espacial Cometa do Século

Leia também

Entenda o significado do alerta vermelho na previsão do tempo

CNU: imagens do cartão de resposta foram liberadas, confira como acessar

Veja o quadro de medalhas final do Brasil nos Jogos Paralímpicos 2024

9 curiosidades sobre o hino nacional que você não sabia

Dia da Amazônia: veja 11 curiosidades sobre a maior floresta do mundo

Setembro Amarelo: Descubra a história por trás da campanha de prevenção ao suicídio