Confira tudo o que você precisa saber sobre o Cometa do Século e não perca esse espetáculo da natureza!
Você sabia que praticamente toda semana algum objeto espacial se aproxima da Terra? Mas não se assuste, pois na maioria das vezes eles são inofensivos e o máximo que provocam é algum fenômeno bonito de se observar.
Só que dessa vez, astrônomos estão com grandes expectativas para a passagem de um cometa nos próximos dias! Portanto, entenda porque os especialistas estão tão empolgados e veja tudo o que você precisa saber sobre o astro.
Você também pode gostar:
Entenda o que é o "Cometa do Século"
O Observatório Nacional explica que o "Cometa do Século" é na verdade o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS). Ele promete ser um dos fenômenos mais marcantes do ano e está previsto para ser observado a olho nu, embora este fato ainda não tenha sido confirmado e talvez só seja visível com binóculos e telescópio.
“Desde agosto até a última semana de setembro o cometa ficará ofuscado pelo brilho do Sol, pois está muito aparentemente muito próximo do Sol, dificultando a sua observação. A partir da última semana de setembro, por volta do dia 22, o cometa poderá ser visto no céu ao amanhecer. No entanto, ele voltará a ficar muito próximo do Sol entre os dias 7 e 11 de outubro. Em seguida, ele se afastará novamente e, a partir de então, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol", explicou o astrônomo do Observatório Nacional, Dr. Filipe Monteiro.
O objeto recebeu esse apelido porque é esperado que ele tenha um brilho muito intenso, como foi com o cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997.
“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível um pouco antes do amanhecer no final de setembro e logo após o pôr do Sol, quando transitará pelas constelações de Virgem (em setembro), Serpente e Ofiúco (outubro). A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de até 30 graus”, concluiu o especialista.
Confira também: Relatos de pilotos brasileiros sobre OVNIS vaza e conteúdo surpreende