Probabilidade de colisão é baixa, mas o risco não é descartado.
A Agência Espacial Europeia (ESA) está monitorando um asteroide chamado de 2024 YR4, descoberto em 27 de dezembro de 2024 e que pode colidir com a Terra em 2032. O objeto tem de 40 a 100 metros de diâmetro e a chance calculada de atingir o planeta é de 1,2%. Ainda assim, o risco não é descartado.
Segundo o G1, a agência afirma que o IAWN (Rede Internacional de Alerta de Asteroides) e o SMPAG (Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais) podem elaborar ações e estratégias para reduzir o impacto ou desviar o asteróide caso a probabilidade de colisão permaneça acima do 1%. Mais informações sobre o objeto ainda precisam ser confirmadas.
Você também pode se interessar:
O que se sabe sobre o asteroide
A ESA acompanha a trajetória do asteroide com o telescópio ATLAS, no Chile, porém ela ainda não foi determinada com precisão. Como sua órbita é consideravelmente alongada, a agência não confirmou ainda onde seria o impacto, caso ele aconteça. Portanto, o monitoramento deve continuar nos próximos meses com telescópios mais potentes, que possam definir o tamanho e a trajetória do 2024 YR4.
Acredita-se que a colisão aconteça no dia 22 de dezembro de 2032. No entanto, segundo a Folha de S. Paulo, futuras observações podem reduzir a probabilidade do impacto e o asteroide acabe passando longe da Terra.
Além disso, ainda que um objeto espacial do diâmetro do 2024 YR4 possa representar um problema para o planeta, as agências são capazes de antecipar e lidar com esse tipo de situação. Logo, não há motivo para preocupação, mas vale acompanhar as próximas notícias.