Cidade da Região Serrana do estado tem poucos habitantes e é descrita como tranquila.
Além de ser um ponto turístico verdadeiramente encantador no estado do Rio de Janeiro aos visitantes, a cidade de Petrópolis é também um ótimo lugar para morar. O município localizado na Região Serrana é apontado como um dos mais seguros do país.
A 'Cidade Imperial' é lar do Museu Imperial, antiga residência de verão da família real durante o império, conta com centros históricos, igrejas e feiras e as paisagens apaixonantes da serra. Tudo isso com a sensação de tranquilidade.
Você também pode gostar:
Saiba mais sobre Petrópolis
O Censo de 2022 registrou uma população de 278.881 residentes em Petrópolis, uma diferença considerável quando comparada à população de mais de 6 milhões do Rio de Janeiro. Por ser localizada a Região Serrana, o clima da 'Cidade Imperial' é também mais ameno que o da capital. O transporte entre as duas cidades é também bastante tranquilo, então muitas pessoas moram em Petrópolis e trabalham no Rio de Janeiro.
Em contrapartida, um ponto negativo é que dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que Petrópolis foi a cidade brasileira com maior número de inundações e deslizamentos de terra em 2024. Essas informações são relevantes tanto para quem tem interesse em viajar para a cidade, quanto para quem deseja se mudar para lá.
Melhores pontos turísticos
Além do Museu Imperial, destaca-se também o Museu de Santos Dumont, o Palácio de Cristal, a Catedral São Pedro de Alcântara e a Cervejaria Bohemia. Fazer um tour por qualquer um desses lugares é uma experiência única.
Petrópolis conta ainda com ótimos parques, como Parque Natural Municipal Padre Quinha ou Parque Natural da Ipiranga e Parque Cremerie, onde você pode fazer um piquinique ou aventurar-se ao fazer uma caminhada, andar de pedalinho ou outras atividades.
Já está com a viagem marcada? Veja dicas para tirar fotos incríveis e registrar cada momento do passeio nesta matéria aqui e fique ligado para mais sugestões!