"Café fake" está sendo vendido em mercados; saiba como reconhecer e do que ele é feito

O café fake é considerado um subproduto do café convencional e conta com partes como plantas, folhas e pau de café

Luana Viard | 4 de Fevereiro de 2025 às 10:05

Apesar do sabor parecido, o café fake conta com uma composição menos saudável e segura e ainda engana o consumidor. - 8593 / istock

A comercialização de produtos com “sabor café”, que não contêm o café tradicional, tem gerado preocupação na indústria brasileira. Esse cenário ocorre em um momento em que o café em pó, feito a partir do grão torrado e moído, está sendo vendido a preços elevados nos supermercados, impulsionado pelos recordes das cotações no mercado global.

A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) já informou as autoridades governamentais e os supermercadistas sobre a presença no mercado de produtos com sabor artificial, criados com o propósito de enganar os consumidores.

O "café fake" ou "cafake" é uma "clara e evidente tentativa de burlar e enganar o consumidor", afirmou Celírio Inácio da Silva, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em entrevista à Reuters.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

15 benefícios da castanha-do-Pará que você precisa conhecer

Do que o café fake é feito?

Foi identificado um pacote contendo galhos, folhas e cascas de café moídos, sem nenhum grão real da bebida, mas com sabor artificial. A embalagem é marrom, parecida com a dos cafés tradicionais, e apresenta a imagem de uma xícara rodeada por grãos de café, com a frase em destaque: BEBIDA SABOR CAFÉ.

A embalagem desse item não possui selo de autenticidade. O pacote de meio quilo do pó adulterado está sendo vendido por menos de 15 reais. O produto é produzido em Bauru, no interior de São Paulo. É necessário que as leis sejam mais rigorosas para proteger o mercado e a saúde dos consumidores.

Formas de evitar comprar café fake

Na hora de adquirir seu café, é essencial que o consumidor não se deixe atrair apenas pelo preço baixo. Se estiver optando por uma marca diferente, verifique se os selos de garantia estão presentes na embalagem. Não hesite em perguntar! Só depois de conferir, adicione o produto ao carrinho e faça o pagamento, para evitar problemas futuros.

Pronunciamento da empresa que produz o café fake

"Em momento algum falamos que é café, criamos apenas um subproduto para atender uma classe que está sofrendo a cada dia que passa, este produto é composto de café e polpa de café torrado e moído, está escrito 'bebida à base de café' na frente e também atrás da embalagem...", afirmou a Master Blends, em uma nota.

"O que foi feito é o mesmo já feito por outras empresas conhecidas e grandes no mercado, o que era leite condensado virou mistura láctea, antes havia bombom com cobertura de chocolate e agora está com cobertura sabor chocolate", explica a marca.

Compartilhe:
cuidados com saúde cuidados com segurança café perigoso café errado café adulterado café fake

AS MAIS LIDAS

Anvisa proíbe venda de tapioca com creatina; veja marcas suspensas

Entenda por que a Anvisa proibiu o 'chip da beleza' no Brasil

Uso de Ozempic e Monjauro pode aumentar riscos durante anestesia; veja alerta da Anvisa

Anvisa suspende venda de balas da marca Dori por suspeita de Salmonella; veja lotes