Entenda a pesquisa que aponta que o Brasil registrou menor taxa de extrema pobreza em 30 anos.
Thyago Soares | 26 de Novembro de 2025 às 09:55
O Brasil vive um dos seus momentos mais promissores, segundo pesquisa. Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, aponta que a taxa de extrema pobreza no país recuou a níveis históricos em 2024 e 2025, indicando os menores índices desde 1995.
Os dados revelam avanços expressivos: ao longo de 30 anos, a renda domiciliar per capita cresceu cerca de 70%, enquanto o índice de desigualdade medido pelo coeficiente de Gini caiu quase 18%. No mesmo período, a extrema pobreza, condição em que vivem pessoas com renda extremamente baixa, despencou de aproximadamente 25% para menos de 5%.
Segundo a publicação, esse salto de qualidade de vida é resultado de uma combinação de fatores, tais quais a recuperação e o aquecimento do mercado de trabalho, somados ao fortalecimento de políticas sociais e programas de transferência de renda. Ainda de acordo com o estudo do Ipea, cerca de metade da redução da desigualdade e da pobreza extrema entre 2021 e 2024 vem dessas duas frentes.
Para os especialistas do Ipea, os resultados mostram que é possível reduzir drasticamente a pobreza e a desigualdade, desde que haja compromisso político, políticas públicas eficazes e continuidade no apoio à população mais vulnerável.
Esses números significam que milhões de famílias conseguiram sair de uma condição de vulnerabilidade severa. No entanto, apesar da melhoria, ainda há cerca de 5% da população vivendo em situação de extrema pobreza, além de muitos lares que, mesmo fora dessa faixa, continuam enfrentando desigualdades sociais, instabilidade e risco de recaída dependendo de fatores econômicos e estruturais.
Quer saber mais sobre o Brasil e informações que podem te ajudar a se manter informado? A revista Seleções traz, mês a mês, reportagens completas sobre uma variedade de temas que podem auxiliar você a se manter por dentro das principais pautas sobre saúde, bem-estar e a cuidar da sua qualidade de vida. Assine a versão impressa da revista aqui e receba em sua casa um conteúdo de qualidade.
“Parassocial”: entenda o significado da palavra do ano e o que Taylor Swift tem a ver com ela
Aranha brasileira causa ereção de horas e intriga até a ciência
Peixe alienígena? Pescador se assusta com aparência de peixe e viraliza
Humanos usaram fogo pela primeira vez há 1 milhão de anos, segundo estudo