Black Friday 2024: aprenda como denunciar golpes no Procon caso caia ou presencie golpes

A Black Friday se aproxima e é importante redobrar os cuidados para evitar cair em golpes

Luana Viard | 27 de Novembro de 2024 às 13:25

É importante se proteger e denunciar casos de golpes na Black Friday. - mapo / istock

A Black Friday 2024 promete grandes promoções, mas também é um período em que os consumidores ficam mais expostos a golpes e fraudes online. Para garantir uma experiência de compra segura, é fundamental saber identificar os golpes mais comuns e como denunciar eventuais problemas aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Entre as fraudes mais comuns da Black Friday, destacam-se os falsos descontos, sites fraudulentos e links maliciosos. Muitas vezes, os consumidores são atraídos por ofertas que parecem vantajosas, mas ao finalizar a compra, percebem que foram enganados com preços superfaturados ou produtos inexistentes.

Além disso, há sites falsos que imitam lojas conhecidas, e ao tentar comprar, os consumidores têm seus dados pessoais e bancários roubados. Links maliciosos enviados por e-mail ou redes sociais também são utilizados para direcionar os consumidores para sites fraudulentos.

Dicas do Seacon para evitar cair em golpes na Black Friday

O Sescon-SP é o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo. Confira dicas importantes para evitar cair em golpes nessa Black Friday.

Pesquise os preços com antecedência! Para evitar surpresas desagradáveis, a Senacon sugere acompanhar os preços previamente. Ferramentas de comparação de preços na internet podem ser grandes aliadas nessa tarefa.

Ofertas com preços exageradamente baixos também devem servir de alerta. Produtos com descontos extremamente altos podem esconder fraudes, como sites falsos que tentam enganar os consumidores.

Antes de efetuar uma compra, é essencial checar a reputação da loja em sites de avaliação e confirmar se o CNPJ do estabelecimento está regular. A plataforma RedeSim oferece uma ferramenta para consultar o CNPJ das empresas.

Para compras realizadas fora do estabelecimento físico, como online ou por telefone, o consumidor tem até sete dias úteis para desistir da compra, sem necessidade de justificativa. O Código de Defesa do Consumidor garante proteção contra publicidade enganosa e cláusulas abusivas, como cobranças indevidas ou a ausência de suporte técnico após a compra.

Como denunciar golpes no Procon na Black Friday?

Cada estado possui seu próprio Procon e métodos específicos para registrar as reclamações dos consumidores. Confira abaixo como proceder para abrir uma queixa ou denunciar uma empresa. Em todo o território nacional, também é possível registrar reclamações por meio do telefone 151.

Além disso, o governo federal disponibiliza a plataforma Portal do Consumidor, que oferece outra alternativa para realizar registros de reclamações.

Acre

Para fazer denúncias, os números de contato são (68) 3223-7000, para a sede em Rio Branco, e (68) 3322-1330, para a unidade em Cruzeiro do Sul. Também é possível enviar um e-mail para: procon.acre@ac.gov.br.

Alagoas

No Procon-AL, é possível registrar denúncias e reclamações presencialmente, mediante agendamento prévio, ou pelo WhatsApp, no número (82) 9 8876-8297. Vale destacar que a seção "Denuncie", destinada ao atendimento online no site do instituto, não está mais ativa.

Amapá

O Procon-AP disponibiliza atendimento para denúncias e reclamações por meio de telefone e e-mail. O contato telefônico é (96) 3312-1021, e o e-mail para atendimento é atendimento@procon.ap.gov.br.

Amazonas

No Procon-AM, é possível registrar denúncias e reclamações por meio do preenchimento de um formulário disponível no site oficial do instituto ou entrando em contato com a ouvidoria pelo telefone (92) 3215-4000.

Bahia

O Procon-BA disponibiliza duas opções para atendimento de reclamações: presencial e online. Para o atendimento presencial, é necessário realizar um agendamento por meio do SAC Digital. Também é possível registrar reclamações preenchendo o formulário disponível no site oficial.

No caso de denúncias, elas podem ser feitas presencialmente, enviadas para o e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br ou realizadas pelo aplicativo Procon BA Mobile, disponível para Android e iOS.

Ceará

As denúncias ao Procon-CE, também chamado de DECON, devem ser registradas através do site do Sindec.

Distrito Federal

No Procon-DF, é possível registrar denúncias e reclamações tanto por e-mail quanto de forma presencial. Para o atendimento presencial, é preciso realizar o agendamento online, selecionando o posto de atendimento desejado.

O e-mail da sede do Procon é nuapdoc@procon.df.gov.br, enquanto os demais postos possuem endereços eletrônicos específicos, que podem ser consultados no site oficial.

Espírito Santo

O Procon-ES oferece atendimento eletrônico para registrar reclamações e denúncias. Para isso, é necessário baixar e preencher um formulário, e enviá-lo para o e-mail: atendimentoapp@procon.es.gov.br.

Goiás

 É possível registrar reclamações e denúncias no Procon-GO tanto presencialmente quanto pela internet. O atendimento presencial ocorre na sede do Procon ou em postos do Vapt Vupt, confira os endereços.

Já as denúncias online podem ser realizadas por meio do Procon Web, que também aceita denúncias anônimas. Para moradores de Goiânia e demais regiões, o contato telefônico pode ser feito pelo número: (62) 3201-7124.

Maranhão

É possível registrar queixas e reclamações no Procon-MA de forma presencial, através do site oficial ou pelo aplicativo. Para usar o site, é necessário acessar a plataforma e completar o formulário.

O aplicativo, disponível para dispositivos Android e iOS, permite realizar a reclamação na opção "Reclame". O atendimento presencial requer agendamento prévio, que pode ser feito neste link.

Mato Grosso

É possível registrar denúncias no Procon-MT de duas formas: presencialmente ou por e-mail. Para atendimento presencial na sede, é necessário agendar previamente pelo telefone 151 ou pelo WhatsApp (65) 99228-3098. Confira a lista dos demais postos de atendimento. As denúncias por e-mail devem ser enviadas para: fiscalizacaoproconmt@setasc.mt.gov.br.

Mato Grosso do Sul

No caso do Mato Grosso do Sul, é preciso preencher um formulário virtual para realizar denúncias e reclamações sobre estabelecimentos ou golpes.

Minas Gerais

O Procon deste estado indica buscar o posto mais próximo da sua casa para realizar uma denúncia, confira a lista com os postos do Procon em Minas Gerais. Além disso, as reclamações também pode ser feitas por um formulário online.

Pará

O Pará conta com 4 formas diferentes de receber denúncias de golpes e estabelecimentos. De forma presencial, você pode ir até postos de atendimento do Procon no estado do Pará.

O telefone para denúncias é (91) 3073-2827, já o e-mail para denúncia é proconatend@procon.pa.gov.br e o endereço para envio de cartas é Trav. Lomas Valentinas, 1.150 - Pedreira. CEP: 66087-441 - Belém - Pará.

Paraíba

O Procon-PB recebe denúncias de 3 formas: cartas, presencial e online. O portal da cidadania é o site para realizar denúncias e existem alguns endereços para reclamações presenciais e envio de cartas.

Paraná

O Procon-PR oferece, em seu site oficial, um formulário que precisa ser preenchido para realizar a denúncia ou registrar uma reclamação.

Pernambuco

As denúncias ao Procon-PE podem ser registradas de forma presencial, por telefone, e-mail, via internet ou pelo WhatsApp. O atendimento presencial exige agendamento prévio, que pode ser realizado online.

O endereço de e-mail para contato é: denuncia@procon.pe.gov.br. O número do call center é 0800-282-1512, enquanto o WhatsApp está disponível pelo (81) 3181-7000.

Piauí

Reclamações e denúncias podem ser registradas de três maneiras: pela internet, presencialmente ou por meio do aplicativo. Para utilizar o serviço online, é necessário apenas preencher o formulário. O atendimento presencial exige agendamento prévio através do site.

O aplicativo MPPI Cidadão está disponível para download em dispositivos Android e iOS.

Rio de Janeiro

O Procon-RJ oferece a opção de registrar reclamações ou denúncias de forma online ou presencial. Para ser atendido presencialmente, é preciso agendar previamente pelo e-mail (reclame@procon.rj.gov.br) ou via WhatsApp ((21) 9374-1505). Já o atendimento online requer o preenchimento de um formulário disponível no site oficial.

Rio Grande do Norte

Para registrar uma denúncia ou reclamação junto ao Procon-RN, você pode entrar em contato pelo e-mail proconrgn@gmail.com ou utilizar a plataforma online www.consumidor.gov.br.

Rondônia

As denúncias e reclamações ao Procon-RO podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário.

Roraima

As denúncias e reclamações devem ser registradas ao preencher o formulário disponível no site, após realizar o cadastro na plataforma do Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (Procon-RR).

Santa Catarina

Para realizar uma denúncia online no Procon-SC, basta preencher o formulário disponível no site do Governo de Santa Catarina, clicando em "Solicitar". O instituto também recomenda utilizar a plataforma www.consumidor.gov.br.

São Paulo

O Procon-SP disponibiliza três opções de atendimento ao consumidor: presencial, online e por meio de caixa postal. O atendimento presencial ocorre em unidades do Poupatempo na cidade de São Paulo (Sé, Santo Amaro e Itaquera), em postos avançados ou diretamente em sua cidade, por meio dos Procons Conveniados.

Para agendar um atendimento nos postos do Procon, para a capital e para as demais localidades. Para o atendimento online, basta fazer o cadastro no site e registrar uma reclamação ou denúncia. Também é possível enviar uma carta com sua reclamação para a Caixa Postal 152, CEP: 01031-970-SP. Para isso, é necessário preencher um formulário disponível no site, na seção "Atendimento a Distância", no tópico "Caixa P".

Sergipe

Para fazer uma denúncia ou reclamação no Procon-SE, é só acessar e preencher os formulários específicos: um para reclamação e outro para denúncia.

Tocantins

O Procon-TO recebe reclamações e denúncias por meio de formulário disponível em seu site. Também é possível realizar o registro presencialmente, agendando o atendimento online aqui.

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