O Grupo Mondelez utiliza inteligência artificial como aliado no desenvolvimento de novos lançamentos.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que vem sendo utilizada para diversos fins, como uma polêmica ferramenta para criar artes e responder a perguntas, por exemplo. Em outubro de 2024, passou a estar presente no WhatsApp para oferecer novas funcionalidades ao mensageiro. Mas você sabia que ela também já foi usada na produção de biscoitos recheados e outros lanches?
O grupo Mondelez é dono de empresas como a Oreo, Lacta, Trident, Bis, Club Social e mais, e revelou em dezembro de 2024 ao The Wall Street Journal que a inteligência artificial já foi aplicada em mais de 70 projetos desde 2019.
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Como a IA é usada em biscoitos recheados?
Através das ferramentas de Inteligência Artificial, os cientistas da empresa conseguem criar novas receitas e gerar projetos otimizados. A principal vantagem desse processo é acelerar o desenvolvimento de novos produtos. As receitas são geradas a partir de características como sabor, aroma, aparência, custo, impacto ambiental e nutricional, e permite que o produto chegue na fase de testes consideravelmente mais rápido.
No entanto, o trabalho humano não foi descartado. Na verdade, é essencial para que as receitas atendam a requisitos básicos e mantenham a essência dos produtos da marca. Além disso, a tecnologia possui aprendizado de máquina, e já cometeu grandes erros, privilegiando o baixo custo e criando biscoitos com péssimo gosto. A IA foi desenvolvida em parceria com a empresa de consultoria Fourkind.
O resultado mais notável do uso de Inteligência Artificial para criar biscoitos recheados é o Oreo Golden Gluten Free, lançado no exterior em janeiro de 2023.