Yvon Chouinard decidiu ajudar a combater a crise ambiental que o mundo enfrenta.
Tornar-se bilionário e integrar a lista da Forbes de pessoas mais ricas do mundo não era o objetivo de Yvon Chouinard. No entanto, a empresa de roupas para atividades ao ar livre que fundou com sua esposa em 1973, Patagonia, foi um verdadeiro sucesso, garantindo um faturamento de 1 bilhão de dólares por ano, o que equivale a mais de 6 bilhões em reais.
Foi em 2017 que Chouinard apareceu na lista da Forbes, o que ele encarou como um fracasso. Então ele decidiu que encontraria uma forma de ajudar o planeta, tornando o mundo um lugar melhor e mais justo. Em 2022 o fundador da Patagonia anunciou a doação de todas as suas ações para o coletivo de proteção ambiental Holdfast Collective.
Você também pode se interessar:
Conheça Yvon Chouinard e seus valores
Inicialmente, a ideia era vender a Patagonia e doar o valor para a caridade, mas então ele decidiu abrir o capital. Assim, sua parte das ações da Patagonia equivalem a 98% do total, e qualquer lucro não investido na administração da marca seria usado no combate às mudanças climáticas. Com os 2% restantes, Yvon Chouinard criou a fundação Patagonia Purpose Trust, para garantir que as empresa continue funcionando e obtendo lucros de uma forma responsável.
"Eu nunca quis ser um empresário. Comecei como artesão, fazendo equipamentos de escalada para mim e para meus amigos, e depois entrei no setor de vestuário. À medida que começamos a perceber a dimensão do aquecimento global e da destruição ecológica, assim como nossa própria contribuição para isso, a Patagonia se comprometeu a usar nossa empresa para mudar a maneira como os negócios eram conduzidos. Se conseguíssemos fazer a coisa certa enquanto ganhássemos o suficiente para pagar as contas, poderíamos influenciar os clientes e outras empresas, e talvez mudar o sistema ao longo do caminho", diz a carta disponível no site da marca.
"Apesar de sua imensidão, os recursos da Terra não são infinitos, e está claro que ultrapassamos seus limites. Em vez de extrair valor da natureza e transformar isso em riqueza, estamos usando a riqueza que a Patagonia cria para proteger a fonte", explicou à BBC.
Chouinard nasceu em 1938 no Maine, Estados Unidos. Ele não era muito estudioso ou popular, mas apreciava passar o tempo ao ar livre. Ele dedicou bastante tempo de sua vida a atividades como mergulho e escalar montanhas, e foram as suas experiências que inspiraram a criação da Patagonia.