Confira o estudo, saiba quais são as espécies de aves incendiárias e onde elas vivem.
As queimadas são um sério problema que acometem várias paisagens por todo o mundo. Elas podem ter origem natural, devido a altas temperaturas, mas em grande parte das vezes são consequência da ação humana. Surpreendemente, as chamas também podem ser resultado das ações de algumas "aves incendiárias".
Você já ouviu falar nas "aves incendiárias"? Se a resposta for não, conheça agora o estudo que apresentou essas espécies e seu comportamento consideravelmente curioso.
Você também pode gostar:
Saiba se as aves provocam incêndios propositalmente
A Austrália é lar para três espécies de aves que foram denominadas como incendiárias em 2017 pelo Journal of Ethnobiology. São elas milhafres-pretos (Milvus migrans), milhafres-assobiadores (Haliastur sphenurus) e falcões-berigora (Falco berigora).
Assim, elas realmente causam os incêndios de propósito, pois provocar chamas é sua estratégia para encontrar comida de forma mais fácil. Então, as aves levam faíscas para novos espaços, normalmente carregando gravetos já pegando fogo até os locais que desejam incendiar. Consequentemente, outros animais e insetos que tentem fugir acabam tornando-se presas fáceis.
O estudo baseou-se especialmente em observação direta pelos autores e também da população do norte da Austrália, que concluiu que o comportamento nem sempre é bem sucedido, e que pode até ser realizado em grupo por várias aves.
No entanto, aves que adotam essa estratégia só foram registradas na Áustrália até o momento, por isso é necessário mais estudos para determinar se esse é um comportamento comum de outras espécies e de outras regiões também. Mas certamente é um fato interessante, portanto vale acompanhar as próximas atualizações sobre essas pesquisas.
E não deixe de conferir também: Novo vírus de carrapato capaz de afetar o cérebro é descoberto