Entenda se os atletas são proibidos de passear em Paris e o motivo por trás da expulsão das nadadoras
Carol Peres | 5 de Agosto de 2024 às 14:46
Alguns dias depois da nadadora brasileira Ana Carolina Vieira ser desligada dos Jogos Olímpicos de 2024, curiosamente, outra atleta da modalidade, dessa vez do Paraguai, foi expulsa em contexto similar: ambas saíram da Vila Olímpica sem autorização. Os casos chamaram a atenção do público, provocando dúvidas quanto aos protocolos necessários para turistar pela cidade sede.
E afinal, a saída é permitida ou não? Entenda agora
Embora Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, também atleta brasileiro da natação, tenham deixado a Vila Olímpica sem autorização, já que todas as saídas devem ser comunicadas para garantir a segurança da delegação, a expulsão de Ana Carolina foi por outro motivo.
Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a nadadora teria contestado uma mudança na escalação do revezamento 4x100 livre de forma desrespeitosa e agressiva, o que motivou seu desligamento da delegação. Ana Carolina Vieira afirmou através de suas redes sociais que provaria sua inocência. Já Gabriel Santos foi punido com uma advertência por ter saído sem autorização.
No caso da atleta paraguaia, Luana Alonso saiu da Vila Olímpica sem autorização para visitar a Disney de Paris. Então, o Comitê Olímpico do Paraguai (COP) solicitou que a nadadora deixasse as Olimpíadas porque seu comportamento criou um ambiente inadequado para o restante da delegação.
Apesar dos dois casos, as saídas da Vila Olímpica não são proibidas! Os atletas são livres para passear desde que sigam as regras de cada Confederação. Os brasileiros poderiam evitar as punições se avisassem a comissão técnica que iriam sair. E para retornar aos aposentos também são necessários alguns protocolos de segurança, como passar por detectores de metais e outros dispositivos.
Assim, a expulsão de Ana Carolina Vieira e Luana Alonso foram situações extraordinárias, então não se assuste se vir atletas que você admira na Torre Eiffel, por exemplo! Confira também o que já sabemos sobre os Jogos Olímpicos de 2028 e não deixe de torcer pelo Brasil nas próximas provas!
Fontes: O Tempo, Agência Brasil, Globo Esporte, Revista Caras e ESPN.
Aprenda a identificar o entorse, lesão que tirou a brasileira Valdileia Martins da final do atletismo
Beyoncé homenageia Simone Biles, confira detalhes
As regras de beleza das Olimpíadas que vão te surpreender
Cola de bumbum: o truque das ginastas para o maiô não sair do lugar
Medalhas garantidas por brasileiras antes da disputa final? Entenda
Nadia Comaneci: conheça a ginasta histórica que alcançou a única nota 10 do esporte