A assertividade é a habilidade de saber exprimir necessidades pessoais sem fazer ameaças ou recorrer a agressões. Saiba mais!
Douglas Ferreira | 30 de Setembro de 2021 às 17:00
Os pais ensinam seus filhos a se “levantarem sozinhos”, mas muita gente perde essa habilidade na vida adulta. No entanto, saber exprimir necessidades pessoais sem fazer ameaças pode significar a diferença entre satisfação e frustração. Essa habilidade essencial para a vida em sociedade é chamada pelos especialistas de assertividade.
Em uma sociedade civilizada, todos temos direito às nossas próprias opiniões e, desde que não haja prejuízo para outras pessoas, de decidir como queremos viver. Temos o direito de nos expressar, de dizer não e de confessar que não compreendemos.
Uma pessoa assertiva é aquela que tenta alcançar seus desejos legítimos e razoáveis sem recorrer à agressão. As palavras-chave são “legítimo” e “razoável”. O que você deseja tem de ser legítimo. Se você não tiver o direito de querer algo, o comportamento não é assertivo, mas agressivo. Mesmo que seja seu direito legítimo, se não for razoável, também há agressividade. As crianças são instruídas a se levantarem sozinhas. Desde que não haja agressão verbal nem física, ou, em especial, à custa dos direitos dos outros.
Isso significa que a vida cotidiana é uma questão de compromisso ou acordo. A capacidade de negociar os compromissos sem se tornar um capacho é a essência da assertividade. É claro que às vezes – como em qualquer negociação – você não conseguirá tudo o que deseja.
Se a sua atitude diante de uma situação de conflito for passiva ou agressiva, muitas vezes você não chegará ao resultado desejado. O treinamento da assertividade visa a ensinar técnicas específicas, que incluem compreender seus desejos e necessidades, e demonstrá-los claramente por meio de linguagem corporal e palavras.
Diariamente enfrentamos situações tanto irritantes como frustrantes. Em vez de reprimir os sentimentos ou explodir em um acesso de fúria, experimente a atitude assertiva e faça ouvir sua voz com calma.
Não fique parado: Se alguém furar a fila do supermercado, mostre que há outras pessoas que também estão esperando.
Reflita: No restaurante, você vê no prato um cabelo que não é seu. Não mande chamar o chef nem ameace processar o restaurante por falta de higiene. Simplesmente mostre ao garçom e peça outro prato.
Maus momentos: Um colega de trabalho vem conversar e não percebe que você tem um prazo a cumprir e que ele está atrapalhando. A resposta assertiva consiste em perguntar, com delicadeza, se vocês podem conversar depois – na hora do almoço –, pois você precisa terminar o trabalho.
Pane mecânica: Seu carro quebra de novo, logo depois de ter sido consertado. Não perca a calma com a oficina: telefone e diga que está devolvendo o carro e que espera que o conserto fique pronto o mais rápido possível.
Resista à pressão: No trabalho, alguém pede sua ajuda, mas você precisa terminar um projeto urgente. Explique que está muito ocupado no momento, mas que pode ajudar depois de concluir seu próprio trabalho.
Não seja enganado: Você encontra um defeito em uma roupa que acabou de comprar. Resista à tentação de pensar que isso não importa e que você mesmo pode consertar. Volte à loja e solicite a troca da peça ou a devolução do dinheiro.