A substituição do equipamento pode ser feita de forma gratuita, fique atento e evite riscos!
Carol Peres | 4 de Outubro de 2024 às 11:45
O airbag é uma medida útil para evitar acidentes no trânsito. No entanto, se estiver defeituoso, é possível que ele torne alguma situação ainda mais grave e até leve a fatalidades. De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), há cerca de 2,6 milhões de carros com airbags com defeitos.
Nesse sentido, é indispensável ter atenção e tomar os cuidados necessários. Por isso, saiba como conferir a segurança do seu airbag logo a seguir.
Você também pode gostar:
Os airbags que estão com problemas são da marca japonesa Takata, que usavam um composto químico chamado nitrato de amônio, que ao reagir com o calor podia tornar-se explosivo, além de ter a possibilidade de corroer certos equipamentos. A empresa acabou declarando falência após essa série de problemas envolvendo seus produtos.
Dessa forma, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) possui um site que permite que os donos de veículos com airbags chequem se precisa fazer a manutenção. Você pode acessá-lo clicando aqui.
Para isso, basta inserir o número do chassi ou a placa do carro no campo em branco e clicar em prosseguir. Caso a resposta seja positiva, você pode fazer o recall gratuitamente. O serviço é responsabilidade das montadoras, e se você tiver alguma dúvida, pode pesquisar no site da marca do seu carro.
Vale lembrar que vários acidentes acontecem por conta de defeitos no objeto, portanto não deixe de fazer confirmar e fazer a manutenção se for necessário. Evite esse risco!
Não deixe de conferir também: Descubra quais times brasileiros têm mais títulos
Eleições 2025: como saber se seu local de votação mudou
Entenda o caso do rapper P. Diddy e saiba o que foi revelado até o momento
Entenda por que um país inteiro proibiu protetor solar
Como saber se a gasolina é adulterada e como resolver se tiver abastecido com ela
O Deserto do Saara está ficando verde; saiba a porque isso preocupa os cientistas
Aprenda como identificar um iPhone falso ou roubado e evite cair em golpe