Texto e slides sobre os 40 anos do personagem ficcional Harry Potter, criado pela escritora britânica J. K. Rowling e cujo primeiro livro é de 1997.
Yulli Dias | 4 de Agosto de 2020 às 12:00
No dia 31 de julho, um dos bruxos mais queridos do mundo completou 40 anos. Harry Potter faz aniversário na mesma data que sua criadora, J. K. Rowling. O sucesso surgiu com a saga de 7 livros, os quais contam a história de Harry Potter, um menino de 11 anos de idade que descobre que é bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Além dele, outros personagens bem presentes tanto nos filmes quanto nos livros são os seus amigos Hermione Granger e Rony Weasley.
Mesmo depois de mais de duas décadas desde o lançamento do primeiro livro, a saga ainda é muito querida por pessoas de diferentes faixas etárias, sendo uma das mais vendidas do mundo.
Leia mais: Livros de literatura brasileira para você conhecer
E para quem ainda quer saber mais sobre Harry Potter, olha só essas curiosidades que separamos sobre o mundo do bruxinho mais famoso do mundo:
O primeiro filme da saga, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, lançado em 2001, foi a produção que mais arrecadou nas bilheterias, cerca de U$974,7 milhões, conforme divulgação do site Box Office Mojo. Além disso, o último filme, “Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2”, na semana de lançamento chegou a arrecadar US$ 169,1 milhões, passando à frente de “Homem-Aranha 3” e “O Cavaleiro das Trevas”, de acordo com o site RollingStone.
De acordo com informações de outros sites, 60 mil crianças fizeram os testes também.
Para muitos, foi uma surpresa, mas para Alan Rickman, que interpretou o famoso professor Snape, o futuro do seu personagem já era esperado. A autora já havia adiantado os detalhes para o ator do que aconteceria em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.
Em 1990, Sete anos antes de anunciar o primeiro livro, a autora J. K. Rowling escreveu o último capítulo da história.
De acordo com a autora, os primeiros traços do personagem Harry Potter vieram à sua mente durante uma viagem de trem a caminho de Londres, ao se lembrar da infância e das brincadeiras com seus vizinhos, que tinham sobrenome Potter.
Pois é! Muitos fãs da saga achavam, assim como eu, que Hermione terminaria ao lado de Harry, como namorada e, conforme a história foi se desenrolando… tudo isso caiu por terra, certo? Mas, em um final alternativo escrito pela autora, os dois amigos terminariam apaixonados.
Apesar do momento complicado, a atriz participou das filmagens de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e, além de não desapontar os fãs na época, ela conseguiu vencer a doença.
De acordo com J. K. Rowling, Dumbledore, um dos professores de Hogwarts, teve uma relação e se apaixonou por um bruxo das trevas, Grindelwald, que foi derrotado pelo mesmo em 1945, mesmo ano que Hittler saiu do poder.
Aparentemente o ator não sossegava durante as gravações e utilizava as varinhas como baquetas. Isso fez com que ele quebrasse várias delas ao longo das filmagens.
Para simbolizar a depressão que enfrentava enquanto escrevia a saga, J. K. Rowling a representou como Os Dementadores.
Ela aparece como uma velha ruína, com cartazes escrito “Entrada proibida”.
Ela escreveu uma carta para J. K. Rowling perguntando o que aconteceria com Harry Potter, e a autora respondeu. Mas, infelizmente, Natalie faleceu antes de descobrir o que aconteceria com o bruxo. E, para homenageá-la, J. K. Rowling tornou a criança uma estudante do primeiro ano de Hogwarts, que entrou para Grifinória - a casa dos corajosos.
Pensando agora, faz todo sentido por causa das cores, certo? Grifinória (vermelha) corresponde ao elemento fogo, Lufa-Lufa (marrom) a terra, Corvinal (azul) ao ar e Sonserina (verde) a água.
Por mais poderosos que sejam, eles não são capazes de utilizar a magia para trazer alguém que já faleceu à vida novamente.
Expecto Patronum, uma das frases mais famosas da saga, significa “Eu desejo um guardião”, em Latim.