Texto e slides sobre os 40 anos do personagem ficcional Harry Potter, criado pela escritora britânica J. K. Rowling e cujo primeiro livro é de 1997.
No dia 31 de julho, um dos bruxos mais queridos do mundo completou 40 anos. Harry Potter faz aniversário na mesma data que sua criadora, J. K. Rowling. O sucesso surgiu com a saga de 7 livros, os quais contam a história de Harry Potter, um menino de 11 anos de idade que descobre que é bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Além dele, outros personagens bem presentes tanto nos filmes quanto nos livros são os seus amigos Hermione Granger e Rony Weasley.
Mesmo depois de mais de duas décadas desde o lançamento do primeiro livro, a saga ainda é muito querida por pessoas de diferentes faixas etárias, sendo uma das mais vendidas do mundo.
Leia mais: Livros de literatura brasileira para você conhecer
E para quem ainda quer saber mais sobre Harry Potter, olha só essas curiosidades que separamos sobre o mundo do bruxinho mais famoso do mundo:
1. Os filmes de Harry Potter estão na lista das 50 maiores bilheterias do cinema
O primeiro filme da saga, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, lançado em 2001, foi a produção que mais arrecadou nas bilheterias, cerca de U$974,7 milhões, conforme divulgação do site Box Office Mojo. Além disso, o último filme, “Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2”, na semana de lançamento chegou a arrecadar US$ 169,1 milhões, passando à frente de “Homem-Aranha 3” e “O Cavaleiro das Trevas”, de acordo com o site RollingStone.
2. Daniel Radcliffe não foi a primeira opção para interpretar Harry Potter
De acordo com informações de outros sites, 60 mil crianças fizeram os testes também.
3. Professor Snape já sabia do seu futuro
Para muitos, foi uma surpresa, mas para Alan Rickman, que interpretou o famoso professor Snape, o futuro do seu personagem já era esperado. A autora já havia adiantado os detalhes para o ator do que aconteceria em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.
4. A saga foi lançada com todos os livros já completos.
Em 1990, Sete anos antes de anunciar o primeiro livro, a autora J. K. Rowling escreveu o último capítulo da história.
5. Os personagens são inspirados na vida da autora
De acordo com a autora, os primeiros traços do personagem Harry Potter vieram à sua mente durante uma viagem de trem a caminho de Londres, ao se lembrar da infância e das brincadeiras com seus vizinhos, que tinham sobrenome Potter.
6. Harry Potter e Hermione poderiam ter terminado juntos.
Pois é! Muitos fãs da saga achavam, assim como eu, que Hermione terminaria ao lado de Harry, como namorada e, conforme a história foi se desenrolando… tudo isso caiu por terra, certo? Mas, em um final alternativo escrito pela autora, os dois amigos terminariam apaixonados.
7. Professora McGonagall, interpretada pela atriz Maggie Smith, lutava contra o câncer de mama que descobriu em 2007.
Apesar do momento complicado, a atriz participou das filmagens de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e, além de não desapontar os fãs na época, ela conseguiu vencer a doença.
8. Dumbledore se apaixonou na saga, apesar de não parecer.
De acordo com J. K. Rowling, Dumbledore, um dos professores de Hogwarts, teve uma relação e se apaixonou por um bruxo das trevas, Grindelwald, que foi derrotado pelo mesmo em 1945, mesmo ano que Hittler saiu do poder.
9. Daniel Radcliff quebrava varinhas em (quase) todos os ensaios.
Aparentemente o ator não sossegava durante as gravações e utilizava as varinhas como baquetas. Isso fez com que ele quebrasse várias delas ao longo das filmagens.
10. Os Dementadores representam a depressão
Para simbolizar a depressão que enfrentava enquanto escrevia a saga, J. K. Rowling a representou como Os Dementadores.
11. Para os trouxas, ou seja, àqueles que não são bruxos ou que não tem poderes, a escola de Hogwarts não é visível.
Ela aparece como uma velha ruína, com cartazes escrito “Entrada proibida”.
12. Em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, a autora da saga homenageia Natalie McDonald, uma criança canadense de 9 anos, que tinha leucemia.
Ela escreveu uma carta para J. K. Rowling perguntando o que aconteceria com Harry Potter, e a autora respondeu. Mas, infelizmente, Natalie faleceu antes de descobrir o que aconteceria com o bruxo. E, para homenageá-la, J. K. Rowling tornou a criança uma estudante do primeiro ano de Hogwarts, que entrou para Grifinória - a casa dos corajosos.
13. Casas de Hogwarts correspondem aos quatro elementos da natureza.
Pensando agora, faz todo sentido por causa das cores, certo? Grifinória (vermelha) corresponde ao elemento fogo, Lufa-Lufa (marrom) a terra, Corvinal (azul) ao ar e Sonserina (verde) a água.
14. Bruxos não conseguem ressuscitar pessoas.
Por mais poderosos que sejam, eles não são capazes de utilizar a magia para trazer alguém que já faleceu à vida novamente.
15. Os feitiços têm significado quando traduzidos
Expecto Patronum, uma das frases mais famosas da saga, significa “Eu desejo um guardião”, em Latim.