Ziraldo e Mauricio de Sousa: os maiores cartunistas infantis do Brasil

Ziraldo e Mauricio de Sousa são duas lendas das histórias em quadrinhos nacionais e ajudaram a alfabetizar gerações de brasileiros.

Redação | 27 de Outubro de 2022 às 17:30

Reprodução/Instagram -

Esta é uma semana de festa para os quadrinhos nacionais. Os dois maiores cartunistas infantis completam mais um ano de vida. Na última terça (25), Ziraldo chegou aos seus 90 anos e nesta quinta (27) é a vez de Mauricio de Sousa fazer aniversário: o pai da Turma da Mônica comemora seus 87 anos. Mauricio e Ziraldo se conhecem há mais de 60 anos e, além de colegas de profissão, são grandes amigos.

Os autores são considerados duas lendas dos quadrinhos nacionais e ajudaram a alfabetizar gerações de brasileiros. Cada um possui uma verdadeira legião de fãs pelo país.

Confira também: Faça parte do Clubinho Turma da Mônica

Mauricio de Sousa

As histórias de Maurício de Sousa já chegaram a mais de 100 países. Suas criações ganham vida há mais de seis décadas ao traçar personagens e narrativas memoráveis.

Pela relevância do trabalho de tantas décadas incentivando a leitura, Mauricio foi homenageado pela Unesco na última sexta-feira (21).

Cada roteiro e desenho toma forma desde a primeira tirinha em jornal, em 1959, até o estúdio da Mauricio de Sousa Produções, em São Paulo. A Turma da Mônica já vendeu mais de 1 bilhão de gibis e 15 milhões de livros, amadurecendo e se renovando com o tempo.

Conheça agora a autobiografia “Mauricio: A história que não está no gibi“.

Ziraldo

Em 2018, Mauricio de Sousa descreveu para o Estadão que “Ziraldo é para um leitor com uma outra cabeça, mas felizmente os nossos leitores se dão bem. A pegada do Ziraldo é um pouquinho mais avançada nos temas. A minha é mais ingênua, mais roceira aqui, simplesinha ali”, define ele.

“Ziraldo é mais intelectualizado. A vivência na área política fez com que ele tivesse um jeito de tratar as coisas de um modo diferente do meu.” E arremata: “Ele é mais cobrador e eu sou mais tranquilo”.

O mestre Ziraldo possui diversas criações que povoam o imaginário infantil e contam com um importante reconhecimento acadêmico por sua qualidade.

Neste mês, a Netflix está lançando uma série de animação de “O Menino Maluquinho“. E duas das obras de Ziraldo estão sendo relançadas em edições especiais: “O Bichinho da Maçã” e “Menina Nina“.

Conheça o livro “A infância de Ziraldo“.

Ziraldo e Mauricio de Sousa: amigos na vida e na arte

Com uma amizade de décadas e um trabalho que marcou a vida de incontáveis crianças ao longo deste tempo, Ziraldo e Mauricio de Sousa seguem propagando arte e literatura e através dos quadrinhos e suas adaptações.

Ziraldo falou em entrevista ao Estadão que “o Menino Maluquinho é o moleque típico brasileiro, que tem liberdade, é ousado, inteligente, esperto. É o moleque que eu gostaria de ter sido. Fui caipirão. Fui Chico Bento”, ele revela rindo.

Já Mauricio contou à BBC que “falar do Ziraldo é chover no molhado. Todo mundo tem um grande carinho por ele e seus personagens”.

E menciona o encontro das obras de ambos para reiterar que a história deles se entrelaça junto com as crianças e seus personagens.

Leia também: Melhores filmes para crianças assistirem em família

Mônica e Menino Maluquinho

Sobre o primeiro, ele brinca: “Gosto de dizer que esse foi um livro escrito por alguém que é meio maluquinho ou que levou uma coelhada na cabeça”.

Dessa forma, a coleção é formada por duas histórias em que Mônica e Menino Maluquinho vivem aventuras emocionantes. Em MMMMM, eles encontram em suas barras de chocolate os desejados bilhetes dourados que dão direito a um prêmio incrível: visitar a Montanha Mágica. Os sortudos ainda podem convidar quatro amigos para viajar com eles e conhecer esse lugar fantástico. As duas turmas enfrentarão perigos, fazendo grandes descobertas e selando uma amizade eterna. Mas a grande surpresa, como em todo bom livro, ficará mesmo para o final!

O autor Manuel Filho uniu os icônicos personagens Mônica e Menino Maluquinho numa coleção de livros.

Em 5… 4… 3… 2… 1, eles embarcam numa viagem emocionante pelo espaço sideral, na companhia do Astronauta e alguns de seus melhores amigos. A Mônica e o Menino Maluquinho enfrentarão o desconhecido, viajando por lugares onde nenhum outro ser humano jamais esteve. O convite é para apertar o cinto, respirar fundo e se preparar para uma jornada inesquecível e sem fronteiras.