Wandinha: artista usa inteligência artificial para transformar personagens em crianças

As ilustrações estão inseridas na discussão sobre o impacto da inteligência artificial na arte.

Carol Ávila | 27 de Fevereiro de 2023 às 13:50

- Reprodução/Instagram

Ilustrações feitas a partir de inteligência artificial tem sido cada vez mais comuns nas timelines das redes sociais. Recentemente o artista musical e ilustrador Ben Mornin, por exemplo, tem ganhado reconhecimento pelos seus desenhos, publicados no Instagram. O diferencial, no caso, é que Mornin utiliza da inteligência artificial para recriar personagens famosos como se fossem crianças.

Em uma de suas publicações no seu perfil do Instagram (@benmornin), o artista postou ilustrações do elenco da série "Wandinha", da Netflix, e o resultado foi surpreendente. Confira o post:

 

Além da série Wandinha, Ben Mornin já publicou ilustrações do mesmo tipo com personagens de ''Stranger Things'', outra série famosa da Netflix, ''De Volta Para o Futuro'' e até dos Beatles. O programa utilizado pelo artista foi o Midjourney, que cria imagens a partir de descrições textuais usando um sistema de aprendizado de máquina e é também um laboratório de pesquisa da área.

Imagens: @benmornin / Instagram

 

Apesar do resultado, o uso de inteligência artificial no campo das artes tem gerado polêmicas.

Por que o uso de ia é polemico

Há quem disserte sobre a integridade das obras de arte que utilizam da inteligência artificial no seu produto. Em 2022, novos programas, como o Midjourney e o DALL-E 2, possibilitaram a criação de imagens digitais com apenas a transcrição de algumas linhas de texto. Por meio da IA, até mesmo artistas amadores agora conseguem criar trabalhos complexos e hiper-realistas. 

Esses programas deixaram muitos artistas compreensivelmente nervosos com a possibilidade de serem trocados por uma máquina. A insegurança se baseia no conceito de que, podendo gerar a própria arte, quem pagaria um artiosta para fazê-la?

A polêmica também gerou debates calorosos sobre a ética da arte gerada por IA e a oposição de pessoas que afirmam que essas ferramentas são essencialmente uma forma de plágio de alta tecnologia.

Por outro lado, há artistas que não desqualificam o uso das novas tecnologias na produção de arte. Muitos alegam que usar IA para criar uma obra não é diferente de usar o Photoshop ou outras ferramentas de manipulação de imagem digital, e que a criatividade humana ainda é necessária para criar a base certa para qualquer obra artística.

Mas qual a sua opinião sobre esta polêmica? Responda a enquete abaixo:

Você concorda com o uso de inteligência artificial para criar arte?

 

 

 

nstagra

Leia também

Lisa Loring, primeira atriz a interpretar Wandinha, morre aos 64 anos

Dubladora de Wandinha revela curiosidades de bastidores

Por que o nome de Wandinha é "Wednesday" na versão em inglês?

"A Família Addams": saiba como está o elenco do filme dos anos 90

Quem é Jenna Ortega, atriz que vive Wandinha na série da Netflix?

Inteligência artificial cria conto ilustrado e o resultado impressiona