Faixas de luzes "misteriosas" foram vistas nesta sexta-feira (17) por moradores da Califórnia e do Oregon, nos Estados Unidos. Entenda mais a seguir!
Nesta última sexta-feira (17), luzes misteriosas cortaram o céu da Califórnia e de Oregon, nos Estados Unidos. Nas redes sociais, foram compartilhados diversos registros do momento, feitos por moradores da região, e viralizaram.
Apesar do susto relatado por muitos moradores e usuários, o astrônomo do Centro de Astrofísica de Harvard, Jonathan McDowell, afirmou que as imagens apresentam apenas "lixo espacial queimando ao retornar para a atmosfera da Terra". Confira um dos registros feitos a seguir!
Leia também: Saiba o que são os misteriosos pilares de luz.
O astrônomo publicou, em seu Twitter, um comunicado afirmando que esse lixo espacial se tratava do ICS-EF, um pacote de comunicação utilizado para enviar dados do Módulo de Experiências Japonês, através do satélite Kodama.
O objeto, lançado em 2009, virou lixo espacial em 2020 quando passou a orbitar a Terra por três anos antes de retornar à atmosfera do planeta, nesta sexta-feira. Desde o início das atividades espaciais, cerca de 8.800 satélites desativados seguem no espaço. Confira a publicação de McDowell:
Satélites desativados, fragmentos de satélite ou de foguetes e até mesmo instrumentos e ferramentas perdidos por astronautas durante missões espaciais à deriva no espaço são considerados "Lixo espacial", pois se trata de qualquer objeto lançado no espaço orbital da Terra que não tenha mais utilidade.
Segundo a NASA, desde 1957, com o lançamento do Sputnik, pela União Soviética, cerca de 4.000 satélites foram lançados na órbita do nosso planeta, muitos deles atualmente desativados. Esses objetos ficam “viajando” pelo espaço a uma velocidade de até 36.000 km/h, e muitos deles caem na Terra todo ano, formando essas "luzes misteriosas" avistadas no céu.
Agora que você já conferiu sobre as luzes misteriores no céu dos EUA, que tal aprender a reconhecer constelações de estrelas?!