O voo, que ia em direção à Holanda, teve de retornar ao ponto de partida.
A última terça-feira(22) foi marcada por desespero e incêndio em um voo que partiu de Genebra, na Suíça, e pretendia pousar em Amsterdã, na Holanda. No entanto, o trajeto, mesmo que curto, teve de ser cancelado após a explosão de um cigarro eletrônico.
A aeronave, então, voltou ao ponto de partida. Nas redes sociais, um vídeo gravado durante o acidente viralizou,mostrando o desespero dos passageiros com a situação. Nenhum dos 191 passageiros ficou ferido. A aeronave não teve complicações, mas precisou cancelar a ida ao destino na Holanda para verificar a segurança técnica do transporte.
Leia também: O mito dos cigarros "mais saudáveis"
De acordo com a SRF News, as autoridades suíças apontaram a causa do incêndio como um "descontrole térmico", que causou falha na bateria de lítio do "vape". O aparelho estava dentro de malas, que acabaram pegando fogo com a explosão.
Confira as imagens do ocorrido que circulam nas redes sociais:
Por que os cigarros eletrônicos explodem
Há inúmeros fatores e condições que podem levar a falhas no sistema de um cigarro eletrônico comum. O uso de baterias específicas, ou a recarga delas com a voltagem certa é o principal fator a se levar em consideração.
Usar um carregador inadequado ou não autorizado para recarregar o cigarro eletrônico pode causar superaquecimento da bateria. Além disso, deixar o dispositivo conectado ao carregador por um tempo excessivo também pode resultar em danos à bateria.
Leia também: Chip cerebral: Anvisa americana autoriza empresa de Elon Musk a testar chips no cérebro; entenda agora
Assim, Armazenar o cigarro eletrônico em locais com altas temperaturas, como dentro de um carro em dias quentes, ou em um avião com alta pressão, pode fazer com que a bateria superaqueça e cause explosões.
O manuseio incorreto destes aparelhos também pode causar danos em seu sistema. É importante ressaltar, também, que, se houver defeitos na fabricação da bateria ou se a bateria for danificada de alguma forma, ela pode superaquecer ou entrar em curto-circuito.
De acordo com o portal UOL, há inúmeros relatos de explosões dos famosos "vapes" nos últimos anos que preocupam autoridades e cidadãos sobre os riscos destes eletrônicos para a sociedade, além dos malefícios à saúde.