O voo contou com seis passageiros, entre eles um astronauta da Virgin Galactic e os dois pilotos do avião.
Cadu Guarieiro | 29 de Junho de 2023 às 16:31
Aconteceu nesta quinta-feira (29) no Novo México, Estados Unidos, o primeiro voo comercial da VSS Unity, nave da Virgin Galactic, empresa de turismo espacial fundada pelo bilionário Richard Branson. A viagem durou cerca de 15 minutos e contou com 3 passageiros.
Leia também: Luxo puro: fotos de aviões privados surpreendem com interior personalizado.
A missão, com nome de Galactic 01, tinha como objetivo realizar experimentos sobre microgravidade, que pode ser sentida durante o voo. Estavam na nave durante o passeio suborbital, dois coronéis da força aérea italiana, um engenheiro aeroespacial do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália, um astronauta da Virgin Galatic e os dois pilotos do avião espacial.
A decolagem aconteceu por volta das 11h30 (horário de Brasília), com a nave acoplada no porta-aviões VMS Eve, que desacoplocou da nave aproximadamente 1 hora depois
A Virgin Galatic voou sozinha até atingir aproximadamente 85 quilômetros, o necessário, na definição americana, para a viagem ter sido considerada espacial. No entanto, instituições como a Federação Aeronáutica Internacional só consideram como espaço o que está acima da Linha de Kárman, ou seja, 100 quilômetros.
O preço da viagem não foi revelado, no entanto, em 2021, a Virgin Galactic deu início a venda de passagens por US$450mil, aproximadamente R$2 milhões, cada uma. De acordo com a instituição mais de 800 passagens já foram vendidas.
A missão foi transmitida no canal do YouTube da Virgin Galactic e durou aproximadamente 1 hora.
Richard Branson, dono da empresa, comemorou o voo e parabenizou a tripulação.
"Que voo fantástico! Um momento histórico - primeiro voo espacial comercial da Virgin Galactic concluído. Bom trabalho", escreveu Branson em sua conta do Twitter.
Che volo fantastico! An historic moment - @virgingalactic’s first commercial spaceflight completed. Ben fatto #Galactic01 https://t.co/eWHfISJjz0 pic.twitter.com/7NU5JdoyDT
— Richard Branson (@richardbranson) June 29, 2023
Uma segunda missão está prevista para acontecer em agosto, e depois disso, a empresa pretende levar turistas para o espaço mensamelmente.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Tragédia do submarino: Com quem fica a herança dos milionários à bordo do Titan?
Submarino desaparecido: quem são as 2 pessoas que se salvaram após desistirem da viagem?
Vídeo simula implosão de submarino perdido e viraliza no TikTok
Milagre? Descubra como crianças colombianas sobreviveram 40 dias na floresta amazônica
VÍDEO: Vape explode e causa incêndio em avião; entenda o perigo do cigarro eletrônico
O que é buraco negro e como eles são formados