O acidente da embarcação é considerado um dos eventos mais marcantes da história moderna.
Devido ao desaparecimento de um submarino turístimo no Oceano Atlântico, o Titanic voltou a ser assunto. O naufrágio da embarcação construída no início do século XX é considerado um dos eventos mais emblemáticos da história moderna.
Leia também: Submarino desaparecido: "batidas" são escutadas por equipe de resgate e trazem esperança.
Grande parte do sucesso do Royal Mail Ship (RMS) Titanic, ou apenas Titanic, vem de sua imponência para a época, tendo em vista que a embarcação não era só considerada o maior navio transatlântico já feito no mundo, mas também, o maior objeto em movimento já feito pelo homem até então.
O acidente envolvendo a embarcação aconteceu no dia 14 de abril de 1912, após o Titanic se chocar com um iceberg, durante sua primeira viagem transatlântica, vitimando fatalmente 1.517 pessoas, de acordo com a contagem oficial do comitê dos Estados Unidos. Os destroços do navio só foram encontrados em 1985, a aproximadamente 700 quilômetros de Terra Nova, uma ilha pertencente ao Canadá, no meio do Oceano Atlântico.
Mas além da história já bastante conhecida, existem algumas outras curiosidades que pouca gente sabe. Veja a seguir 5 suriosidades sobre o Titanic!
5 curiosidades sobre o Titanic que vão te impressionar
1. Os jornais da época não acreditaram que o Titanic tinha afundado
Segundo informações do site RMS Titanic, Inc., as manchetes dos jornais da época não indicavam que o Titanic tinha afundado, mas que seus passageiros estavam sendo rebocados para a terra firme. Por uma decisão da British Board of Trade, orgão governamental do Reino Unido voltado ao comércio a indústria, a White Star Line, empresa construtora do navio, não enfrentou acusações pelo naufrágio.
De acordo com a instituição, caso aplicadas, as sanções financeiras contra a empresa prejudicariam a reputação dos transportes marítimos britânicos, beneficiando a concorrência de transatlânticos alemães e franceses da época.
2. Muitos objetos exóticos estavam a bordo do Titanic
Além de artefatos de luxo, como joias e porcelanas chinesas, recuperados pela RMS Titanic, Inc., a empresa responsável pelas expedições em alto-mar até o local do naufrágio, localizou uma cópia original do livro "The Rubaiyant of Omar Khayyam", uma seleção de poemas escritos em persa e atribuídos a Omar Caiam, astrônomo, matemático e poeta. Fora a raridade do conteúdo, a obra estava adornada com 1050 pedras preciosas e coberto de ouro.
Outra descoberta que surpreendeu os expedicionários foi o carregamento de 76 caixas de "Sangue de Dragão" que estava a bordo do Titanic. A substância é uma seiva de palmeira nativa das Ilhas Canárias, utilizada para tingir verniz de madeira e produtos estéticos.
3. Uma das chaminés do Titanic era falsa
Das quatro chaminés que faziam parte do Titanic, três cupriam sua função. Uma das estruturas era apenas um adorno, feito para demonstrar a imponência do projeto marítimo, funcionando apenas como uma ventilação que conectava a sala de máquinas ao exterior.
4. A temperatura da água não deu chance às vítimas
A RMS Titanic Inc. informou que a temperatura média da água durante o acidente era de aproximadamente -2ºC. Logo, ainda que as vítimas nadassem com o auxílio de um colete salva-vidas sofreriam de hipotermia ou ataque cardíaco devido ao frio.
Infelizmente, não há vestígio algum dos falecidos no acidente, tendo em vista que além da passagem do tempo e da erosão, seus corpos foram devorados por peixes e crustáceos.
5. Um colar com dente de Megalodonte foi encontrado no Titanic
O megalodonte é uma espécie extinta de tubarão que viveu nos mares há aproximadamente 23 a 3,6 milhões de anos. Três vezes maior que o tubarão-branco, esse animal podia chegar a medir 18 metros de comprimento e pesar 60 tonelas.
De acordo com uma publicação recente da National Geographic Espanha, a Magellan Ltd, empresa especializada em pesquisa em águas profundas, encontrou uma jóia decorada com dente desta fera pré-histórica, durante a exploração de destroços do Titanic. Ficou curioso e quer saber mais sobre essa história? Confira a nossa matéria sobre esse caso!
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!