Polonês encontra tesouro misterioso do século 17; confira detalhes
Laura Oliveira | 10 de Março de 2023 às 11:25
Procurando peças para o trator de sua irmã, Michał Łotys acabou encontrando uma relíquia. No dia 2 de março, o Facebook da agência de conservação de monumentos de Lublin compartilhou o achado do polonês. Trata-se de um tesouro composto por cerca de mil moedas de cobre do século 17.
O tesouro foi encontrado por Michał no solo de sua propriedade, na vila de Zaniówka, no leste da Polônia. Ele usava um detector de metais para procurar por peças que poderiam ser úteis para o trator de sua irmã. Ao ouvir o apito de seu equipamento, raspou uma camada superficial do solo e encontrou as moedas dentro de um vaso de barro.
Segundo a agência que compartilhou o achado, o vaso com as moedas pesa cerca de 3kg. Após cerca de 400 anos no solo, as moedas se encontram em diferentes estados de conservação, com mais ou menos 115 das moedas soltas. Algumas acabaram oxidando e esverdeando com o passar do tempo.
Leia também: Novo planeta considerado habitável e do tamanho da Terra é descoberto pela Nasa
De acordo com The First News, agência de notícias polonesa, o tesouro foi colocado lá intencionalmente, devido a uma marca mais clara no solo. Porém, na Polônia, segue sendo ilegal procurar relíquias enterradas sem permissão. Por isso, Łotys contatou arqueólogos na cidade vizinha de Lublin, que visitaram a fazendo no dia seguinte.
Conhecidas como "boratynki", em homenagem a Tito Livio Burattini, que na época era gerente da casa da moeda de Cracóvia, as moedas foram criadas em 1663 e 1666. Na época, Burattini foi quem introduziu as moedas de cobre na comunidade polonesa-lituana, pois tinham a fabricação mais barata do que as de prata do reino.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
283 fósseis de dinossauros são encontrados em construção residencial em Uberaba
Novo planeta considerado habitável e do tamanho da Terra é descoberto pela Nasa
O mamífero mais antigo do mundo viveu no Brasil
Telescópio James Webb captura novas imagens de Júpiter
Veneno de aranha pode salvar vidas e outras descobertas impressionantes