Um "submarino fantasma" é encontrado na Colômbia com mais de 2 toneladas de cocaína, dois cadáveres e duas pessoas vivas; confira detalhes
No último domingo (12), um submarino foi localizado à deriva na costa da Colômbia, no Oceano Pacífico, com um carregamento de 2,6 toneladas de cocaína. A informação foi passada pela Marinha da Colômbia, que afirmou que a carga está avaliada em US$ 87 milhões. Segundo as autoridades que apreenderam as drogas, a quantia equivale a R$ 460 milhões.
Apesar de ser um submarino danificado que sofria com o vazamento de gases tóxicos do combustível que contaminaram o ambiente, duas pessoas foram resgatadas com vida, além de dois cadáveres. Os sobreviventes receberam atendimento e foram transferidos para um navio. E, além do vazamento de gases, no "submarino fantasma" também havia entrada de água em seu interior.
De acordo com os militares, a embarcação possui cerca de 2,5 metros de largura e 15 de comprimento. A marinha afirma também que o destino do submarino era a América Central.
Outros submarinos já foram encontrados na costa colombiana
A localização de drogas em embarcações não é novidade para as autoridades colombianas. Em 2021, militares apreenderam uma embarcação em Buenaventura com 400 quilos de cocaína. Antes disso, em 2011, um submarino com mais de 30 metros de comprimento e capacidade para transportar até 8 toneladas de cocaína foi encontrado com destino ao México.
O narcotráfico na Colômbia também não é novidade. Entre os anos de 1993 e 1999, a produção e distribuição de drogas ilícitas colombianas foi a maior do mundo, tornando o país um dos principais exportadores de drogas, principalmente de heroína. Não à toa, o traficante Pablo Escobar foi, por muito tempo, considerado pelas autoridades um dos homens mais perigosos e poderosos de seu tempo.
Até o ano de 2013, a Colômbia seguiu sendo a maior produtora de cocaína do mundo.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!