"Stonehenge holandesa": arqueólogos descobrem santuário de 4.000 anos

Além da descoberta do santuário, um item identificado durante as escavações surpreendeu os pesquisadores.

Cadu Guarieiro | 23 de Junho de 2023 às 14:31

De acordo com os arqueólogos, o local tem cerca de 4.000 anos. - Imagem: reprodução/Instagram @tribaleurope

Arqueólogos descobriram um sítio religioso na cidade de Tiel, na Holanda, na última quarta-feira (21). De acordo com os pesquisadores, o local tem cerca de 4.000 anos, e foi apelidado de "Stonehenge da Holanda".

Leia também: Noruega abriga cofre para salvar humanidade; veja o que tem dentro dele.

Além do santuário ao ar livre, os profissionais encontraram um monte funerário que servia como calendário solar, com passagens que brilhavam quando o sol batia, indicando quais dias seriam os mais longos e curtos dos anos, e os restos mortais de 60 homens, mulheres e crianças.

Esta é a primeira descoberta deste tipo feita em território holandês, as escavações no local começaram em 2017, e demandou de um estudo específico por parte dos cientistas para entender a diferença na composição e cor da argila na hora de localizar os túmulos nas cavidades, a poucos quilômetros do rio Waal.

"As pessoas usavam esse calendário para determinar momentos importantes, incluindo dias de festa e colheita", afirmaram os arqueólogos.

Além de oferendas, como crânios humanos e esequeletos de animais, os especialistas encontraram itens valiosos, como uma ponta de lança feita de bronze, nos pontos em que o sol brilhava.

Confira no vídeo abaixo uma reprodução de como seria o local na época:

Outra descoberta impressionante foi feita pelos arqueólogos

Dentro de uma das sepulturas foi localizada uma miçanga de vidro, que, após análises técnicas, identificou-se ter origem na Mesopotânia, atual Iraque.

"Essa miçanga percorreu uma distância de cerca de 5 mil quilômetros há quatro milênios", relatou Cristian van der Linde, pesquisador-chefe do projeto.

Stijin Arnoldussen, professor da Universidade de Groningen, em entrevista à emissora NOS, afirmou que o item em questão deve ter sido espetacular, tendo em vista que era um material desconhecido para as pessoas da época.

A descoberta da miçanga de vidro pode ser um indício de escambo, troca de mercadorias ou serviços, entre a sociedade identificada em Tiel, e os povos mesopotânicos.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

holanda arqueólogos stonehenge holandesa sítio religioso escavação

Leia também

Cidade subterrânea é descoberta no México e segredo impressiona

Submarino desaparecido: descubra quem eram os 5 bilionários a bordo da expedição ao Titanic

Incrível descoberta da NASA pode indicar existência de vida na Lua

Conheça a história da cidade submersa da Alemanha que pode ser real

Fatos fascinantes sobre cidades invisíveis

Presos na caverna inundada