A astrologia se faz cada vez mais popular, mas você conhece o significado dos símbolos dos signos? Confira.
A astrologia está cada vez mais em alta. Assim, é bem possível que você venha se deparando cada vez mais com algumas imagens do zodíaco. No entanto, você sabe o significado dos símbolos dos signos do zodíaco?
O significado dos símbolos dos 12 signos
Em tempos passados, a humanidade observava as características dos indivíduos de cada signo. Desse modo, relacionavam esses traços com animais e simbologias ao seu entorno. Evoluindo nesta lógica, o ser humano chegou nos símbolos astrológicos que conhecemos até hoje.
Assim, para melhor compreensão desses símbolos, nós iremos trazer abaixo uma lista com os 12 signos do zodíaco e seus símbolos. Portanto, do carneiro de Áries até a balança de Libra, vamos passear por um universo de curiosidades e sabedoria.
1. O carneiro de Áries
Áries é representado pelo carneiro. Signo conhecido pela batalha e atitude imponente, ele está simbolizado no carneiro, porque os chifres do animal são usados para lutar e abrir os caminhos. Tal como a personalidade altiva de um ariano.
Assim como o carneiro costuma ser o líder de rebanho, o ariano costuma ser o líder dos seus círculos sociais. Ademais, o carneiro é representação da coragem e agressividade. As duas principais e mais conhecidas características de Áries.
2. Touro
O símbolo do signo de Touro é o próprio touro. Animal poderoso, o Touro, quando determinado a atacar, vai adiante sem se importar com qualquer dificuldade que apareça em seu caminho. Não obstante, vale destacar toda beleza e sensualidade existentes no touro quando ele está calmo, assim como é possível identificar no taurino.
Leia também: 6 signos mais competitivos do zodíaco
O animal também gosta de estar em grupo e está sempre cuidando do seu semelhante com atenção. O que levanta mais semelhanças com os indivíduos do signo.
3. Gêmeos é dualidade
Na astrologia é possível ver Gêmeos representado pelos gêmeos Castor e Pollux. Dois personagens presentes na mitologia grega e romana. No entanto, também é bastante comum encontrarmos o número romano "II" para representar o signo.
Acontece que, os antepassados acreditavam na dualidade e duplicidade existente nos indivíduos deste signo. Talvez, as pessoas de Gêmeos sejam as mais ricas em contradições. Alegres e simpáticos, também podem ser facilmente irritados e grosseiros. Quando inquietos e tensos, podem num piscar de olhos apresentar um comportamento sereno e lúcido.
4. Câncer
O Câncer está representado no caranguejo. Todavia, você também já pode ter visto o signo sendo apresentado através dos seios de uma mulher. Neste último caso, a ideia é que seja exposta a necessidade de proteção do canceriano.
Já no caranguejo, defende-se o pensamento do canceriano ser alguém que agarra pessoas, coisas e situações. Além disso, assim como o animal, geralmente a pessoa de Câncer se mostra durona em primeiro momento para que seja protegido um interior mais delicado.
5. Leão
Assim como acontece em Touro, o Leão é representado pelo seu animal. Segundo os antepassados e a astrologia atual, o indivíduo natural deste signo costuma ser uma pessoa corajosa, de força (ainda que inconsciente) e que não teme a liderança.
O símbolo astrológico remete a juba do leão. Assim, fica entendida a presença imponente e singular do leonino. Portanto, traços presentes no rei da selva.
6. Virgem
A única figura feminina na roda do zodíaco é Virgem. O símbolo é uma espiga de ouro em uma mão, assim, fica representada a qualidade de plantação e trabalho focado na colheita. Traços fortes e bem característicos nas pessoas do signo.
Virgem também faz alusão à perfeição. Esta, uma qualidade bastante conhecida por aqueles que convivem com um virginiano. No entanto, sua representação astrológica está numa serpente enroscada. A ideia deste símbolo é trazer uma alusão à queda do ser humano do seu estado de alegria no paraíso por culpa da serpente.
7. A balança de Libra
Um dos símbolos mais populares, Libra se faz conhecido pela balança. Neste objeto, encontra-se a mais marcante característica de uma pessoa deste signo, a busca pela harmonia. Julgadores por natureza, as pessoas de Libra costumam estar sempre caçando as situações caóticas para ajudar na construção do equilíbrio, união e harmonia.
8. Escorpião
Simbolizado pelo escorpião, que representa o lado instintivo, e a águia, que mostra a capacidade de elevação. Este signo é conhecido pela sua característica de conseguir se fazer presente sempre que deseja. Seja de forma sútil, ou não, o escorpiano está sempre por dentro de tudo que está ocorrendo ao seu redor. No entanto, nem sempre as pessoas ao seu redor o percebem.
Leia também: Os 6 signos mais manipuladores do zodíaco
Não obstante, vale destacar que a dualidade encontrada nos seus símbolos também representa a luta interna entre o material e o espiritual, existente em um escorpiano.
9. Sagitário
Sagitário é representado por um arco e flecha. Todavia, Sagitário também é a figura mitológica que é metade homem, metade animal. Sendo assim, é mais um signo que representa o duo. Neste caso, ao mesmo tempo que pode apresentar capacidade intelectual fora do comum, é capaz de manifestar a força de um cavalo.
Pessoas de Sagitário também são apaixonadas pela ideia de mutação. Deste modo, entendemos o porque nossos antepassados colocaram um arco e flecha como símbolo. A flecha pronta para ser disparada, nadas mais é do que a busca por transcedência.
10. Capricórnio
O Capricórnio é conhecido pela cabra. O animal representa a capacidade de perseverar, traço muito evidente nas pessoas do signo. O animal também mostra toda a paciência para alcançar o desejado.
11. Aquário e suas águas
Simbolizado pelo aguadeiro derramando água, Aquário é a intuição. O aquariano tem como principal característica, a sua intuição. Ademais, também são conhecidos pela criatividade e originalidade.
Portanto, as pessoas de Aquário não passam por onde querem, elas se derramam e costumam marcar a tudo e todos que estão presentes em seu caminho.
12. Peixes
Por fim, chegamos ao símbolo de Peixes. Nele, a ideia é apresentar dois peixes se movendo em direções opostas, porém, unidos. Assim, fica evidente a natureza dualista e contraditória dos indivíduos de Peixes. Geralmente, piscianos se encontram neste lugar de uma briga interna que está entre a matéria e a espiritualidade.
Agora que você já sabe um pouco sobre a origem dos significados dos símbolos, entenda mais sobre os elementos dos signos. Como a astrologia possui grande conexão com a natureza, para melhor compreensão de um indivíduo, é fundamental saber a qual elemento pertence seu signo.
E se você gostou deste conteúdo, quer saber mais curiosidades sobre os astros e mais! Não se desespere, porque é só nos seguir no Facebook, instagram e Twitter para ficar por dentro de tudo que está rolando.