Medida causou polêmica na rede social e dividiu opinião de usuários.
Na última segunda-feira (8), o CEO do Twitter, o empresário Elon Musk, por meio de um tweet, anunciou uma mudança no Twitter que pegou muitos usuários de surpresa. O empresário usou a plataforma para alertar que o Twitter começará a excluir contas inativas e que por isso o número de seguidores de algumas contas pode diminuir.
Apesar de a medida já ter sido anunciada em dezembro do ano passado, quando a rede social estimou ter 1,5 bilhão de contas inativas, muitos usuários acreditavam que essa ideia não iria para a frente.
Leia também: Twitter Blue é lançado no Brasil; saiba o que é e quanto custa
Em um tweet anterior, Musk já havia respondido à pergunta sobre a disponibilidade de uma conta, afirmando que muitos nomes de usuários passariam a ficar disponíveis em breve. No entanto, ele não deu mais detalhes na época.
Segundo o Twitter, essa "limpeza geral" tem como objetivo liberar mais nomes de usuário para o cadastro e manter a rede social atualizada.
A política de contas inativas do Twitter prevê que usuários que não efetuarem login por mais de 30 dias serão removidos de forma permanente da rede social. No entanto, Musk esclareceu que essa remoção que ocorrerá nos próximos dias será mais “conservadora”, atingindo apenas as contas que estão inativas por muitos anos.
Veja abaixo o tweet de Elon Musk:
A polêmica em torno da decisão
Após a postagem de Musk alguns usuários se mostraram contrários à nova medida. Algumas pessoas apontaram que tweets de contas inativas já podem ser considerados arquivos históricos, uma vez que a rede social passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, chegando a ser um dos principais meios de comunicação. Já outros usuários apontaram que seria "lamentável excluir as mensagens publicadas por pessoas já falecidas", uma vez que esses perfis acabam muitas vezes sendo o único registro dos pensamentos e crenças daquela pessoa.
O famoso programador John Carmack foi um desses usuários que se mostraram contrários à exclusão de usuários. "Posso estar lendo isso incorretamente, mas se você realmente está excluindo contas inativas e todos os seus tweets históricos, recomendo veementemente que reconsidere", afirmou.
Em resposta às reclamações dos usuários, Elon Musk alegou que as contas não serão totalmente excluídas e sim arquivadas. O empresário alega que é importante liberar contas abandonadas.