São Pedro, além de ser dono da grande chave do Reino dos céus, também é considerado senhor das chuvas.
Cadu Guarieiro | 29 de Junho de 2023 às 15:06
Hoje, 29 de junho, é celebrado o Dia de São Pedro! Além de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, São Pedro é popular por ser padroeiro dos pescadores e "santo da chuva".
Leia também: Carta de criança, escrita em 1969, previu acontecimentos atuais de forma assustadora.
Pedro foi o primeiro apóstolo escolhido por Cristo, e não à toa. Impulsivo e sincero, o homem era entendido por Jesus como um líder nato, que tinha a ousadia e coragem de arriscar sem temer o erro.
Como forma de homenagear este santo, separamos algumas curiosidade interessantes sobre sua história.
São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, o homem era pescador e trabalhava com a família. Porém, o que pouca gente sabe é que o rapaz foi batizado como Simão (ou Simeão).
Quando se encontrou com Jesus foi chamado de "Cefas", "Kefa" no aramaico, que significa "rocha" ou "pedra", no grego Petros, logo Pedro.
O título faz parte de uma previsão de Cristo para a vida do homem que não sofreria mais com a instabilidade temperamental, e passaria a ser firme, como uma pedra.
Acredita-se que São Pedro tenha sido enterrado no Vaticano, perto do local onde foi crucificado de cabeça para baixo durante o reinado de Nero, entre 64 e 67 d.C.
O túmulo do santo está localizado abaixo da Basília que leva seu nome, em uma área chamada de Necrópole Vaticana.
São Pedro é considerado o primeiro papa pelos católicos. De acordo com Mirticeli Medeiros, vaticanista e pesquisadora de história do catolicismo na Pontíficia Universidade Gregoriana de Roma, em entrevista à BBC, a justificativa para tal credo está no capítulo 16 do evangelho escrito por Matheus. Nela, Jesus olha para o apóstolo, à época Simão, e diz:
"Pois eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
Segundo a Paróquia São Pedro de Ponte Nova, em Minas Gerais, os papas que sucederam Pedro no cargo de pontífice evitaram utilizar seu nome como o "oficial". Ou seja, nunca houve um Papa Pedro II, como uma maneira de conservar a tradição de São Pedro, príncipe dos apóstolos, como o único Papa Pedro.
Ainda de acordo com a instituição religiosa, São Pedro é constantemente associado às chuvas por possuir a grande chave do Reino dos Céus.
A instuição conta que por ter seu dia celebrado na primeira semana do inverno, período em que muito dos agricultores estão arando a terra ou plantando, é normal que evoquem São Pedro para pedir chuva e uma boa safra.
Porém, caso a lavroura esteja em fase de colheita, o contrário acontece, e é desejado que São Pedro feche as portas do céu e impeça a chuva.
Por não existirem citaçãos bíblicas sobre a esposa de Pedro, mas sim de sua sogra, inclusive curada por Cristo, acredita-se que o primeiro apóstolo seja viúvo.
Por conta disso, no dia 29 de junho, homens que tenham Pedro no nome, ou viúvos (as), devem acender fogueiras na porta de suas casas como homenagem ao santo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Igreja usa inteligência artificial para promover culto na Alemanha; entenda o caso
Correio elegante: 26 melhores cantadas para arrasar na Festa Junina
A Páscoa e o carro do ovo
Por que devemos descansar: os ensinamentos de Mãe Ollie
Simpatias para Santo Antônio, o santo casamenteiro
São João: o dono das festas juninas