Data marca inovações que tiveram impacto no Brasil e no mundo.
Você sabia que nesta quarta-feira (23), o Brasil celebra o Dia do Aviador? Além disso, o dia 23 de outubro é também o dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A data é uma homenagem a um feito histórico não apenas para o Brasil, mas para a aviação de todo o mundo.
Portanto, conheça ou relembre a história por trás dessa data comemorativa tão importante para o Brasil logo a seguir.
Você também pode gostar:
Em 23 de outubro de 1906 aconteceu o primeiro vôo
Foi nessa data que o "Pai da Aviação", Alberto Santos Dumont, realizou o primeiro vôo com uma aeronave mais pesada que o ar e que decolou por seus próprios meios. Santos Dumont decolou com o 14-Bis na frente de uma multidão e da Comissão Oficial do Aeroclube da França no Campo Bagatelle, em Paris.
De acordo com a FAB, foi a partir desse feito que começou o desenvolvimento da aviação moderna. Foi esse momento também que permitiu a formação da Força Aérea Brasileira, que desempenha diversas funções de defesa, resgate e transporte de órgãos. Portanto, a data é uma forma de relembrar e celebrar essas conquistas e inovações que tiveram início em 23 de outubro de 1906.
Quem foi Santos Dumont
Mineiro nascido em 20 de julho de 1873, Santos Dumont é lembrado principalmente pelo 14-Bis, mas essa não foi a única conquista de sua carreira. Antes do primeiro avião, ele dedicou-se também à projeção de balões e dirigíveis. Tendo vários fracassos e acidentes perigosos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins possui uma série de reportagens que exploram mais a fundo os altos e baixos da carreira do Pai da Aviação.
Leia também: Rio de Janeiro terá "feriadão" em novembro, veja quando e porquê