Além do coronavírus, na praia é possível adquirir uma série de outras doenças. A intoxicação alimentar é uma delas, por isso existe uma série de alimentos
Thaynara Firmiano | 18 de Setembro de 2020 às 12:00
Além do coronavírus, na praia é possível adquirir uma série de outras doenças. A intoxicação alimentar é uma delas, por issoexiste uma série de alimentos que devemos evitar na praia para não correr mais riscos.
O sol, as condições de preparação, o tempo que o produto está pronto e o local de armazenamento, são fatores que podem influenciar no alimento.
Confira a lista abaixo com algumas indicações do que não comer na praia.
Leia também: Alimentos ultraprocessados favorecem o envelhecimento celular
A preocupação precisa ser redobrada em alimentos desse tipo. Não é possível saber a procedência do alimento, por exemplo.
Outro fator importante é a forma como o alimento foi preparado, quando foi preparado. Alguns podem estar há dias sendo servidos à vendas.
Esses são fatores que contribuem para a proliferação de bactérias.
Esse tipo de alimento precisa ser consumido fresco, por conta da facilidade de estragar. Comer frutos do mar na praia não é seguro por não ter como saber se o alimento está realmente fresco. Além do tempo em que ele geralmente fica no sol sendo anunciado na praia.
Os cachorro-quentes de rua são paixão em vários lugares, mas na praia, não é indicado. Ele compões a lista de alimentos que devemos evitar na praia. Podem não estar frescos e quantidade de coisas que colocamos no cachorro-quente por aqui, pode ser uma bomba de bactérias.
Os salgados são uma grande preocupação. Sejam eles assados ou fritos podem estar prontos há dias. Eles também entram na lista de alimentos que devem ser evitados na praia.
Seus recheios, muitas vezes, não podem ser vistos antes de consumir, o que impede que saibamos se o alimento está em bom estado.
Leia também: 5 cuidados que todos pais devem ter com crianças nas praias
Os alimentos em self-service também são uma grande preocupação. Isso deve ao fato de que as comidas ficam expostas por horas nas estufas. Essa exposição facilita a proliferação de bactérias que pode causar uma intoxicação alimentar.
O ideal na ida a praia é optar por alimentos frescos, leves e se hidratar bastante. Levar o próprio sanduíche de casa, frutas e beber bastante água são algumas soluções.
Prefira sempre sanduíches naturais – sem maionese – e frutas que auxiliam na hidratação.
Caso queira comprar algo na praia, prefira alimentos leves e que sejam preparados em locais onde você pode conferir a procedência.