Feriado foi decretado por lei em maio deste ano em virtude de uma ocasião específica.
Embora o ano de 2024 tenha sido triste para aqueles que esperavam muitos dias de folga, pois a maioria dos feriados caíram ou vão cair no fim de semana, a cidade do Rio de Janeiro poderá ficar vários dias em casa no próximo mês.
Isso porque a "Cidade Maravilhosa" será a sede de um grande evento mundial, portanto feriados foram decretados. Entenda mais a seguir.
Você também pode gostar:
Rio de Janeiro recebe o G20
A Cúpula do G20 trata-se do principal evento que reúne os chefes de Estado ou de Governo dos países membros para discutir questões macroeconômicas, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção. Isso de acordo com o site do próprio grupo.
Assim, são membros do G20 África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Além disso, a União Africana e a União Europeia também integram a organização.
Quando o evento vai acontecer
A Cúpula do G20 está marcada para os dias 18 e 19 de novembro. Dessa forma, o atual prefeito, Eduardo Paes, decretou em maio deste ano a lei Nº 8.314, que declarou os dois dias como feriado municipal.
Vale lembrar que dia 15 de novembro é o feriado nacional de Proclamação da República, e acontece numa sexta-feira. Na segunda e terça seguinte são os dois dias do G20, declarados feriados municipais, e na quarta (20) é o dia da Consciência Negra. Logo, totalizam 6 dias de folga.
Não deixe de conferir também: 19 frases para comemorar dia de folga e causar inveja em quem está trabalhando