No modo presencial ou por chamadas de vídeo, as reuniões se tornaram recorrentes na rotina de trabalho
Cadu Guarieiro | 16 de Maio de 2023 às 13:30
As reuniões chatas são mais constantes do que gostaríamos. Os encontros se tornaram uma atividade constante na rotina de trabalho, principalmente após a pandemia com a chegada do home office. Seja por chamada de vídeo ou presencial, esses compromissos acontecem com uma frequência bem maior do que anteriormente.
Leia também: Por que o trabalho é tão estressante?
Porém, nem todas as reuniões são produtivas, existem aquelas que são longas demais, as que poderiam ser apenas um e-mail, e por fim aquelas que de fato só são chatas mesmo.
Ainda que pareça muito difícil, é possível uma reunião entendiante se tornar mais atrativa.
Talvez a maior causa pra considerarmos uma reunião chata seja a monotonicidade, que muitas vezes pode ser causada pela falta de interação. Sempre que o tema pautado seja de interesse, e você se sinta confortável, peça a palavra! Seja para sugerir, tirar dúvidas ou opinar. Isso com certeza irá te auxilar a estar mais envolvido com o encontro.
Tudo ao redor se torna mais interessante quando não mantemos o foco naquilo que está sendo feito. Por conta disso, uma estratégia bastante utilizada por pessoas com facilidade de dispersão é anotar palavras-chaves sobre o que está sendo discutido, ou apenas rabiscar nas folhas. Em entrevista ao Wall Street Journal, Sunni Brown, autora do livro "The Doodle Revolution" (A Revolução do Rabisco), afimou que a prática é uma ferramenta do pensamento, que pode alterar a forma como processamos informações e resolvemos problemas.
Nem sempre a coisa é o que parece! O fato de considerarmos a reunião chata antes mesmo dela começar influencia diretamente o envolvimento, e consequentemente o desenvolvimento pessoal durante ela. Esteja ciente sobre o que será tratado durante a conversa, estando aberto a absorver o encontro, e até mesmo alterar sua concepção sobre ele.
Se a reunião está tão chata assim, por que não pensar no que você faria diferente para aquele encontro se tornar mais agradável e produtivo? Preste atenção no ambiente, nas apresentações gráficas, nos colegas presentes, no orador, em tudo que estiver ao redor! Reflita sobre o que você mudaria caso fosse o responsável pela reunião. Essa estratégia é ótima para projetar pontos fortes, e ainda assim estar por dentro não só do que está sendo tratado, mas também da maneira que está sendo.
Evite que essas reuniõs não produtivas se tornem uma rotina dentro do seu trabalho. Pois além de ocuparem um tempo que poderia ser melhor utilizado, a longo prazo podem desestimular a rotina laboral como um todo. Em particular, converse com seu superior, ou até mesmo com o responsável pela reunião sobre pontos que você considera possíveis de serem melhorados a fim de tornar as reuniões mais proveitosas para todos os presentes.
E aí, curtiu esse conteúdo? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Viaje pelo mundo e ganhe em dólar: trabalho dos sonhos está com vagas abertas
9 profissões que devem desaparecer em breve; você está preparado?
31 ideias de decoração de home office
Organização, produtividade e autoconhecimento: conheça o método Bullet Journal
Como organizar uma reunião no trabalho
Como montar um home office sustentável