O ano contou com muitos momentos marcantes, Olimpíadas, queda de avião e eleições nacionais e internacionais
Luana Viard | 10 de Dezembro de 2024 às 18:13
Diversos acontecimentos marcaram o ano de 2024; alguns deles se tornaram assunto em todas as rodinhas e despontaram como os assuntos mais buscados pelos internautas. Entre os destaques, está a realização das Olimpíadas de Paris, que envolveu e emocionou o mundo.
Outro assunto que repercutiu muito em 2024 foram as duas grandes catástrofes que atingiram o Brasil: a queda do avião em Vinhedo em agosto e as enchentes que afetaram a maior parte do Rio Grande do Sul entre os meses de abril e maio. Confira abaixo a lista completa dos assuntos mais buscados desse ano e relembre todos os acontecimentos no Brasil e no mundo.
Nesta terça-feira (10), o Google apresentou os principais termos pesquisados ao longo do ano em sua plataforma. O levantamento destacou as tendências mais marcantes, os temas de maior relevância e até as perguntas mais frequentes feitas pelos brasileiros no buscador.
O helicóptero havia decolado do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Ilhabela, no litoral norte, mas desapareceu dos radares cerca de duas horas após o início do voo.
De início a Polícia Civil concluiu que as condições climáticas adversas, aliadas a uma rota alternativa em direção a Ubatuba, foram os principais fatores que levaram à queda do helicóptero. A aeronave colidiu com uma plantação de eucaliptos em uma área de mata fechada no município de Paraibuna, no dia 31 de dezembro.
O caso teve um desfecho em 12 de janeiro, quando a Polícia Militar confirmou a localização da aeronave Robinson R-44, de prefixo PR-HDB, em uma região de difícil acesso no município de Paraibuna, interior de São Paulo.
No dia 9 de agosto de 2024, um avião turboélice ATR-72 da companhia aérea regional Voepass caiu em uma área residencial na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, resultando na morte de todos os 62 passageiros a bordo.
Especialistas apontam que é possível que a aeronave tenha enfrentado a formação de gelo nas asas e nos sistemas de controle, alterando as características de voo. Essa condição pode ter causado uma perda de sustentação, resultando em uma queda de altitude de forma descontrolada.
Em 2024, foram registradas mais de 8 ondas de calor em todo o Brasil. Esses eventos afetaram o país de forma ampla, com maior impacto na região norte do Amazonas, reconhecida como uma das áreas com mais elevado risco climático.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como "Enem dos Concursos", foi realizado pela primeira vez na história em agosto de 2024, contando com a participação de 2,1 milhões de candidatos espalhados por 228 cidades em todo o Brasil. Foram disponibilizadas 6.640 vagas destinadas a órgãos da administração pública federal.
Com uma corrida presidencial envolta em muitas polêmicas e reviravoltas, o republicano Donald Trump, de 78 anos, conquistou a vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, assegurando os votos necessários para um novo mandato. Trump, do partido republicano derrotou a candidata Kamala Harris do democrata.
Com ventos constantes de 281 km/h, o furacão Milton tornou-se a tempestade mais intensa registrada em qualquer lugar do mundo em 2024. Milton foi declarado o furação mais poderoso no Atlântico desde o furacão Dorian, que ocorreu em 2019, com ventos máximos sustentados de 297 km/h.
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 aconteceram por 12 dias, de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024, com a participação de mais de 4.400 atletas paralímpicos de alto nível de todo o mundo. Atualmente, os Jogos Paralímpicos são considerados um dos maiores eventos esportivos globais, com cada edição atraindo um número crescente de espectadores e gerando cada vez mais interesse.
De acordo com um relatório da Defesa Civil, quase 95% das cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas pelas fortes chuvas que afetaram o estado entre o final de abril e maio deste ano. O país se mobilizou com doações para as famílias que foram afetadas e ficaram desabrigadas pela catástrofe.
Neste ano, as eleições municipais movimentaram as redes sociais, envolvendo a sociedade em diversos debates importantes sobre o futuro das cidades. No mês de outubro, mais de 155 milhões de brasileiros foram às urnas para eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
As Olimpíadas de Paris marcaram o ano de 2024! Com destaque especial para a ginasta brasileira Rebeca Andrade que fez história ao se tornar a maior medalhista olímpica do país, com um total de seis pódios. Entre suas conquistas, destacou-se o ouro no solo, superando a famosa Simone Biles e consagrando-se uma das principais atletas da ginástica mundial.
Quando as Olimpíadas 2024 acabam? Veja a programação até a cerimônia de encerramento
Conheça os primeiros brasileiros a disputarem as Olimpíadas e Paralimpíadas no mesmo ciclo
4 ideias de make para torcer nas olimpíadas
5 Ideias de lanches para aproveitar enquanto assiste aos Jogos Olímpicos 2024
5 curiosidades sobre Paris, a cidade sede das Olimpíadas 2024
Saiba como o Japão está se organizando para a Olimpíada de Tóquio