No universo dos recordes do reino animal, o oceano está repleto deles. Golfinho, agulhão bandeira, pinguim-imperador... Confira alguns!
Redação | 29 de Dezembro de 2019 às 19:00
Você já acompanhou aqui os 20 inacreditáveis recordes do reino animal. Agora, é a vez daqueles que habitam os oceanos. Confira os campeões aquáticos nas categorias velocidade e profundidade!
O mais rápido dos peixes oceânicos é o agulhão bandeira. Baixando a sua grande barbatana dorsal, semelhante a uma vela, e assumindo assim uma forma aerodinâmica, é capaz de nadar a 100km/h – mais depressa que um chita durante o ataque a uma presa. Os nadadores humanos mais velozes só chegam a 8km/h.
O mamífero nadador mais rápido é o golfinho comum, que atinge 55km/h, velocidade obtida com um esforço muscular mínimo e que pode ser atribuída, em parte, à pele sedosa e lubrificada do golfinho (têm sido usadas “peles” oleosas artificiais, semelhantes à dos golfinhos, para forrar torpedos, que assim têm o atrito com a água reduzido e alcançam maiores velocidades).
Como na natação, também em matéria de mergulho os animais superam o ser humano. A maior profundidade a que o homem pode submergir sem auxílio artificial é cerca de 120m, mas o pinguim–imperador alcança profundidades de mais de 260m e permanece imerso 18 minutos.
Só que essa notável proeza não é nada comparada com o que consegue fazer o campeão mundial de mergulho do reino animal, o cachalote. Um sensor acoplado ao corpo de um deles registrou um mergulho de 1.250m, profundidade equivalente a cinco vezes a altura do edifício Empire State e à metade da do Monte Branco. Em contrapartida, mesmo usando aparelhos de oxigênio e roupas pressurizadas, o homem só conseguiu alcançar a profundidade de 686m.