Veja registros da última superlua de 2025 que aconteceu e chamou a atenção da internet.
Na noite de 4 de dezembro de 2025 o céu ofereceu um espetáculo natural que rapidamente ganhou as redes sociais, a última Superlua de 2025. O fenômeno encantou observadores ao redor do mundo, uma vez que a lua cheia passou pelo perigeu, ponto da órbita em que a Lua está mais próxima da Terra, e por isso apareceu maior e mais luminosa do que o normal.
O que torna essa lua especial
Como citamos, a superlua ocorre quando o momento de lua cheia coincide com o perigeu da órbita lunar, causando um efeito visual impressionante: o disco lunar pode parecer até 14% maior e até 30% mais brilhante que uma lua cheia comum.
No caso de 2025, o fenômeno se destaca também por ser o terceiro de uma sequência de superluas, e a última do ano. A Cold Moon, como também ficou conhecida, iluminou o céu de quinta para sexta-feira, com o nascer visível logo após o pôr do sol e com visibilidade garantida durante toda a noite em locais com céu limpo.
A internet repercutiu fotos da lua nas redes sociais
Fotos e vídeos da Superlua se espalharam rapidamente. Seguidores compartilharam imagens da lua gigante emergindo no horizonte, rostos iluminados pela luz prateada, e silhuetas de paisagens urbanas e naturais contrastando com o brilho lunar.
A beleza do fenômeno combinada com a sensação de urgência, já que esta foi a última superlua do ano, fez com que muitos se mobilizassem para observar ou fotografar de diferentes partes do planeta, o que reforça o poder de união de eventos astronômicos e da internet.
O fenômeno foi fotografado de inúmeras cidades. - Reprodução / Redes sociais
Quer seguir consumindo conteúdos relevantes? A revista Seleções traz, edição após edição, matérias pensadas para inspirar e informar. Assine a versão impressa e receba em casa conteúdos de qualidade.